Promessa das categorias de base do Santos, o atacante Mateus Xavier entrou no radar do Nottingham Forest, da Inglaterra. O clube britânico fez uma proposta formal pelo jogador, e seus representantes agora avaliam as alternativas mais viáveis para a carreira do atleta, que completou 18 anos no fim de junho e, portanto, já pode ser negociado com equipes do exterior.
Com contrato até 28 de agosto de 2026, Mateus discute a renovação com o Santos desde a gestão de Pedro Martins como CEO. Mesmo diante do interesse europeu, o clube paulista mantém confiança em um novo acordo. A diretoria, sob o comando do Departamento de Formação, apresentou uma nova proposta e tenta convencer o jogador a permanecer no projeto santista.
Além do Nottingham Forest, outros clubes europeus já monitoraram o atacante recentemente, entre eles Borussia Dortmund (Alemanha), PSV (Holanda) e Zenit (Rússia). O estafe do jogador, por sua vez, analisa o projeto esportivo do time inglês e não descarta uma saída ainda nesta janela de transferências.
Trajetória na base e estreia pelo profissional
Mateus Xavier se destacou no time sub-17, com o qual conquistou o Campeonato Paulista, e atualmente vem alternando entre o sub-20 e o elenco profissional. No ano passado, sob o comando de Fábio Carille, o atacante estreou na equipe principal em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, entrou em campo na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, na Vila Belmiro, pela 13ª rodada. Ele participou diretamente da jogada que originou o escanteio do gol santista.