O Colorado Caieiras conquistou o primeiro acesso de sua curta história no futebol. A Fênix calou os quase 7 mil torcedores presentes no Estádio Municipal Adhemar de Barros, que fizeram uma festa linda para o Araçatuba, que não correspondeu em campo. Numa vitória sonora por 3 a 0, o clube da grande São Paulo garantiu sua presença no Paulista A4 de 2025 e pode ter sua primeira participação na Copa Paulista.
A Associação Atlética Araçatuba não conquistava um acesso desde 2003, e assim segue. Chegar na semifinal do torneio já foi um feito e tanto, considerando que a equipe não participava de nenhuma divisão do campeonato estadual desde 2020.
Na última vez que as equipes se econtraram no mesmo palco, o Canário venceu por 2 a 1. Hoje, valendo a vaga, a Fênix não permitiu que a história se repetisse. Victor Soares, Pablo e Daniel foram os autores dos três gols do dia, históricos para a instituição. Na sequência, o Colorado enfrenta quem passar entre Paulista de Jundiaí e Inter de Bebedouro, na grande final.
PRIMEIRO TEMPO
Com o apoio do torcedor, o Araçatuba tentou pressionar o rival nos primeiros minutos de jogo. Os donos da casa mantinham mais posse de bola e apertavam na marcação, mas não levaram perigo real ao gol adversário. Aos 22 minutos, Antonio Neto vacilou na saída de bola e foi desarmado por Victor Soares, que carregou na intermediária e soltou um pombo de fora da área. Bola no canto direito do goleiro Henrique, belo gol para abrir o placar da decisão – 1 a 0 para o Colorado.
Após o gol – cenas lamentáveis. Jogadores do banco da equipe de Caieiras se envolveram em confusão com funcionários da AEA e chegaram a trocar empurrões. A polícia e os jogadores titulares apartaram a briga, que se estendeu por longos 5 minutos, depois descontados nos acréscimos. Tarik, do banco da Fênix, recebeu o cartão vermelho direto.
Com o placar ainda mais desfavorável, o Canário se sentiu obrigado a atacar, mas parecia nervoso em campo. Na tentativa de pressionar, cedeu espaço para contra-ataques. Leozinho e Neto foram amarelados por cortar as tentativas de arrancada dos atletas de vermelho. O segundo inclusive foi substituído ainda na primeira etapa, dando espaço para Luan Carioca.
SEGUNDO TEMPO
Os donos da casa voltaram para a metade final do jogo impulsionados pela torcida, porém, a empolgação acabou rápido. Logo aos 7′ da segunda etapa, Pablo recebeu cruzamento de Rayan, dominou dozinho dentro da área e deslocou o goleiro. Com 2 a 0 no placar, o Araçatuba partiu para o desespero, fez mudanças ofensivas e buscou cruzamentos de longa distância.
Sem muito sucesso, o jogo foi esfriando. Aos 38′, veio o xeque-mate. Daniel cobrou falta de muito longe, o quique da bola atrapalha o goleiro Henrique, que falha e leva o terceiro gol. Vantagem enorme e festa do torcedor do Colorado, que conquista o primeiro acesso de sua história.
ESCALAÇÕES
AE Araçatuba: Henrique, Ryan, Pablo, Lucas Kevin e Caio Augusto (Fernando); Elder Timm (Diego), Leozinho (Kauan), Antonio Neto(Luan Carioca) e Thallyson (Mazzaro); Gustavo e Caio Bahia. Técnico: Vaguinho
Colorado Caieiras: Curtes, Kleverson, Daniel Nunes , Rafael Freitas e Iury Capuriche; Dell, Victor Soares e Misael Xavier (Michael); Rayan, Pablo (Luan) e Lobato (Davi). Técnico: Wagner de Souza