Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Coluna: a queda da cidade de Santos

Por: Pedro Góes
1 ano atrás em 9 de abril de 2024
Foto: Tudo Sobre Paulista
No último domingo, dia 7 de abril, a cidade de Santos proporcionou um dos maiores anticlímax de um município aqui do Brasil. Uma cidade nunca havia se sentido tão abalada esportivamente em período tão curto de tempo. Nem a Portuguesa Santista, nem o Santos conquistaram seus objetivos após o apito final de suas segundas partidas.
PORTUGUESA SANTISTA PODIA MAIS

Vamos começar pela Briosa, que após um empate em 0x0 fora de casa, jogava por uma simples vitória. Mas a trajetória do jogo foi outra. Assim como na partida de ida, o Noroeste foi melhor e abriu o placar. A rubro-verde demorou para se encontrar e tinha poucas chances reais de gol. Até que após uma bola parada - que o capitão Franco tinha avisado - veio o empate com o zagueiro artilheiro, Vavá.

Nesse momento todos os torcedores no Ulrico Mursa esperavam uma pressão muito maior na reta final, um aumento de confiança que ocasionaria em chances. Ainda que não tenha sido, a Briosa foi um pouco melhor após o empate e parecia confiante em levar para as penalidades. Bom, não foi como o torcedor da casa imaginou, porque com dois erros de penalidades, o sonho de subir à elite acabou.

A sensação final que fica é: a Portuguesa Santista podia jogar muito mais do que jogou.

[caption id="attachment_361323" align="alignnone" width="729"]Portuguesa Santista é eliminada na cidade de Santos Portuguesa Santista é eliminada nos pênaltis e vê sonho de acesso sumir | Foto: Douglas Teixeira/Ag. Briosa[/caption]

 
SANTOS, UM SONHO PALPÁVEL

A outra equipe da cidade tinha uma realidade mais agradável ainda que intimidadora. Após vencer o primeiro contra o rival Palmeiras, por 1x0, a confiança em jogar no Allianz Parque era das melhores. Mas todos nós sabemos que jogar no estádio do Palmeiras de Abel Ferreira não é nada fácil.

Pode acreditar que após a pressão dos 15 minutos iniciais e o placar ter continuado em 0x0, o torcedor alvinegro quis se aproximar mais da taça após 8 anos. Mas todo o sonho de começar o ano bem, após o pior ano da instituição, começou a desmoronar. Um pênalti que abriu o placar e jogou a metade do balde de água fria na cabeça do peixe - e não entrarei em questões de arbitragem. 

 

[caption id="attachment_361321" align="alignnone" width="729"]Santos perde final Assim como a Briosa, Santos perde jogo decisivo | Foto: Jhony Inácio/Ag. Paulistão[/caption]

 

O Santos criou, teve chances e não marcou. E aí que mora o perigo contra esse Palmeiras, parafraseando Maestro Júnior no final das olimpíadas de 2020 “quando você enfiar a faca, você roda, para não deixar sobreviver o adversário”. É sério, essa frase é primordial quando você enfrenta o Porco na casa deles. A grande magia do futebol está aí e novamente terminou verde. Porque Aníbal Moreno decidiu o placar em 2x0, dando o tricampeonato.

Ainda assim, o torcedor alvinegro percebeu uma clara mudança: não é o mesmo time apático e sem coração que marcou os últimos três anos.

 

Por isso, para a cidade de Santos e para os adeptos desses times, o futuro pode ter um brilho dourado.