Com gol de pênalti, Botafogo-SP vence Amazonas e deixa Z4

O Pantera sofreu bola na trave, mas buscou resultado com Léo Gamalho e deixa o Z4 para as rodadas finais

Por: Vinícios Cotrim
4 horas atrás em 10 de novembro de 2025
Foto: Divulgação



Na noite desta segunda-feira, 10, o Botafogo-SP recebeu o Amazonas em confronto direto e decisivo pelo Brasileiro Série B. A bola rolou no gramado do Estádio Santa Cruz/Arena NicNet, em duelo de duas equipes que lutam contra o rebaixamento. O Pantera fez valer o fator casa, jogou com raça e venceu por 1 a 0 para sair da zona de rebaixamento.

Escalações

Botafogo-SP: Victor Souza; Wallison, Ericson, Vilar e Gabriel Risso; Gabriel Bispo, Wesley Dias (Marquinho) e Dramisino (Leandro Maciel); Gabriel Barros (Alisson Cassiano), Léo Gamalho (Guilherme Queiróz) e Jefferson Nem (Jonathan Cafu). Técnico: Ivan Izzo.

Amazonas: Renan; Akapo (William Barbio), Rafael Vitor, Alvariño e Fabiano (Kiko); Larry Vásquez, Guilherme Xavier (Domingos), Rafael Tavares (Joaquín Torres) e Erick Varão; Kevin Ramírez e Henrique Almeida. Técnico: Aderbal Lana.

Primeiro tempo

O primeiro tempo entre Botafogo-SP e Amazonas em Ribeirão Preto foi movimentado e aberto. A Onça-Pintada começou melhor, apostando em chutes de fora da área, e criou as oportunidades mais perigosas com Kevin Ramírez. Ele exigiu duas boas defesas de Victor Souza: uma logo aos cinco minutos, e outra, de reflexo, aos 36, já dentro da área. Henrique Almeida também assustou, cobrando falta com força perto do gol aos 40 minutos.

O Tricolor também levou perigo e forçou o goleiro adversário a trabalhar. Aos 23 minutos, Jefferson Nem soltou uma bomba de fora da área, obrigando Renan a se esticar para defender. Dez minutos depois, Alejo Dramisino finalizou forte de longe, e Renan fez nova defesa, mantendo o placar inalterado no intervalo.

Segundo tempo

O Amazonas começou com pressão total na etapa final, acertando bola na trave e chegando a ter um pênalti marcado, mas o árbitro voltou atrás na decisão. O pênalti decisivo ficou para o Botafogo-SP, sofrido por Dramisino, que foi derrubado por Akapo. Léo Gamalho decidiu e colocou o Pantera na frente.

A equipe de Ribeirão Preto foi salva pelo goleiro Victor Souza após defesa no reflexo em finalização de Ramírez, que estava cara a cara com o goleiro. O jogo ficou morno após a defesa do goleiro botafoguense, com o time da casa mantendo o placar de vitória até os 45 minutos da etapa final.

No finzinho, Marquinho ampliou o placar para o Pantera, mas a arbitragem anulou o tento. Foram mais sete minutos de acréscimos para as equipes brigarem pelo resultado positivo. Com os três pontos, o Fogão deixou a zona de rebaixamento e afundou ainda mais o Amazonas, que seguiu no Z4.