Palmeiras e Corinthians se enfrentaram na noite desta quinta-feira, dia 6, pela sétima rodada da primeira fase do Paulistão. O primeiro Derby Paulista de 2025 aconteceu no gramado do Allianz Parque, casa do Verdão. O Timão se superou com um jogador a menos, Hugo Souza defendeu um pênalti e o clássico terminou empatado em 1 a 1.
O próximo compromisso do Verdão acontece neste fim de semana, contra o Água Santa, em Diadema. Do outro lado, o Time do Povo recebe o São Bernardo na Neo Química Arena. Os dois jogos acontecem no domingo, dia 9 de fevereiro.
Primeiro tempo
Com 30 minutos de atraso, devido às condições climáticas na cidade de São Paulo, o primeiro Derby do ano começou disputado. Por estar em casa, o Palmeiras apostou em um esquema de três zagueiros, priorizando as laterais do campo com os alas. E o primeiro gol saiu assim.
Piquerez ficou livre na esquerda e achou bom lançamento para Maurício. O meia invadiu a área por trás da zaga corinthiana e bateu de primeira, sem tempo de reação para Hugo Souza. Com dez minutos de jogo, o Palmeiras estava à frente do placar no gramado do Allianz Parque.
A primeira boa chance do Corinthians foi acontecer apenas aos 25 minutos. Em lance criado por Memphis Depay, Yuri Alberto recebeu livre dentro da área e finalizou para o gol. O chute não foi tão perigoso e Weverton conseguiu defender com o joelho, sem pular.
Os times trocaram a posse de bola na metade final do jogo, mas nenhum conseguiu criar chances perigosas, até os 35 minutos. Após bom lance de Carrillo, Yuri Alberto foi acionado e conseguiu um escanteio para o Timão. Na bola parada, André Ramalho cabeceou forte e obrigou grande defesa de Weverton, garantindo a vitória parcial do Palmeiras.
O Verdão tinha o controle do jogo e aproveitava os vacilos da zaga do Corinthians para finalizar. Em falta cometida por André Ramalho, Richard Ríos bateu por baixo da barreira, mas parou em Hugo Souza, que conseguiu chegar a tempo na bola.
Em uma jogada que parecia sem problemas, Memphis Depay desarmou Richard Ríos no círculo de meio campo e tocou em profundidade para Yuri Alberto. O camisa 9 foi até o limite e bateu cruzado, sem chances de defesa para o goleiro palmeirense. 1 a 1 no Derby.
Os dois minutos de acréscimos não foram aproveitados pelos times, que foram para o intervalo empatados.
Segundo tempo
O Corinthians decidiu espelhar a escalação do Palmeiras logo no intervalo, colocando um zagueiro e tirando Alex Santana, que estava amarelado. Com essa alteração, os times ficaram mais equilibrados, voltando a ter várias trocas de posse, mas sem levar perigo para os goleiros.
Na altura dos 15 minutos, o Palmeiras começou a ter mais a bola, aproveitando que o Corinthians não exercia uma pressão no jogador com a posse. Veiga tentou finalizar de fora da área, mas Hugo Souza defendeu sem problemas. Depois, Mayke e Estêvão tentaram jogar juntos, mas Hugo foi cirúrgico no corte.
Logo depois de fazer alterações no esquema, Ramón Díaz viu Yuri Alberto simular uma falta e levar o segundo amarelo no jogo. O camisa 9 foi expulso de forma automática e deixou o Corinthians com um jogador a menos por mais 30 minutos de segundo tempo.
Com um a mais, o Palmeiras ficou completamente no campo de ataque, empurrando o Corinthians cada vez mais para trás. Em jogada criada pela esquerda, Mayke apareceu dentro da área e conseguiu subir nas costas de Bidu. O lateral palmeirense acertou a trave e, no rebote, Estêvão chutou para fora.
Na reta final do tempo regulamentar, o time do Palmeiras reclamou de um possível pênalti. Contudo, Raphael Claus alegou que a bola bateu no pé de André Ramalho e, posteriormente, acabou tocando no braço, o que não configura infração.
E o clássico foi decidido nos acréscimos. Estêvão driblou a defesa inteira do Corinthians e sofreu pênalti de Ryan. O craque palmeirense teve a oportunidade de fazer seu primeiro gol em clássicos pelo Alviverde, mas Hugo Souza foi decisivo e manteve o empate no placar.
Escalações
Palmeiras: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Murilo, Naves (Thalys) e Piquerez (Benedetti); Richard Ríos, Maurício (Luigi) e Raphael Veiga (Figueiredo); Estevão e Facundo Torres. Técnico: Abel Ferreira.
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Hugo (Matheus Bidu); Raniele (Charles), André Carrilo (Ryan), Alex Santana (Tchoca) e Coronado (Talles Magno); Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.