Com lei do ex de Piton, Vasco vence o Corinthians

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Nesta quarta-feira (10), o Vasco venceu o Corinthians por 2 a 0, em São Januário, pela 16° rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca contou com gols de Piton e Sforza para quebrar um tabu de 14 anos sem vencer o Alvinegro do Parque São Jorge.
Com o resultado, o Timão vê sua situação na tabela se complicar. Com apenas duas vitórias e 12 pontos na competição, o time é o 17° colocado, dois pontos atrás do Cuiabá, que ainda não jogou na rodada. Essa foi a segunda derrota consecutiva da equipe, que ainda não venceu fora de casa.
Já o Vasco parece ser um dos times que está deixando de vez a luta contra o rebaixamento. Com 20 pontos, o Cruzmaltino é o 10° colocado, com oito pontos de vantagem para o Z4.
Primeiro tempo
O jogo como um todo foi morno e não teve muitas emoções. As duas equipes sofreram muito para criarem suas oportunidades. O Vasco teve algumas finalizações de fora da área, principalmente com Adson, mas que não levaram perigo. Os mandantes, entretanto, tiveram mais a bola, além de terem rondado mais a área adversária.
Apesar disso, foi o Corinthians que conseguiu criar as duas grandes chances da primeira etapa. Aos 17 minutos, Bidu recebeu um bom passe de Wesley dentro da área e finalizou, de direita, para fora, levando muito perigo ao gol de Léo Jardim. Depois, aos 25 minutos, Igor Coronado bateu uma falta no ângulo, mas o goleiro vascaíno fez uma grande defesa.
Segundo tempo
A segunda etapa se iniciou mostrando que poderia ser diferente do primeiro tempo. Aos três minutos, Matheuzinho recebeu com espaço e arriscou de fora da área, mas Léo Jardim segurou firme. O Vasco respondeu dois minutos depois, quando Adson deixou Vegetti na cara do gol, mas Matheuzinho se jogou à frente do atacante para bloquear o chute.
Em um momento de pressão cruzmaltina, Hugo Moura fez grande inversão para Piton, que dominou invadindo a área e finalizou forte e cruzado para abrir o placar. Era a lei do ex entrando em ação em São Januário aos 10 minutos da segunda etapa.
Depois disso, muito por conta da falta de criatividade do Corinthians, que precisava ir para cima do Vasco, o jogo voltou ao ritmo do primeiro tempo. O Timão chegava mais perto do gol adversário apenas em lances de bola parada, mas sem dar sustos a Léo Jardim.
Ainda deu tempo para, aos 49 minutos, Sforza dar números finais a partida. Ele bateu uma linda falta no ângulo -muito parecida com a de Coronado, na primeira etapa- e Donelli não conseguiu chegar.
Escalações
Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, Léo, Piton, Hugo Moura, Matheus Carvalho, Praxedes, David, Adson e Vegetti.
Corinthians: Donelli, Matheuzinho, Félix Torres, Cacá, Matheus Bidu, Raniele, Breno Bidon, Igor Coronado, Romero, Wesley e Yuri Alberto.