O Santos foi derrotado pelo Botafogo por 1 a 0 neste domingo (1º), na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com Neymar expulso no segundo tempo, o Peixe voltou a tropeçar e permanece na 18ª colocação, com apenas oito pontos, dentro da zona de rebaixamento.
Do outro lado, o time carioca conquistou sua primeira vitória como visitante nesta edição do Brasileiro. Com 15 pontos, o Botafogo subiu momentaneamente para a 8ª posição na tabela.
O Santos começou pressionando e criou a primeira boa chance logo aos cinco minutos, com Neymar. A equipe manteve o ritmo ofensivo com Rollheiser e Guilherme aparecendo com frequência no ataque. Guilherme teve duas boas oportunidades, mas parou nas mãos do goleiro John.
O Botafogo buscou equilibrar a partida com maior posse de bola, tentando explorar os espaços, mas sem levar grande perigo.
Aos 25, Neymar arrancou em velocidade, invadiu a área e finalizou, mas novamente parou em John. Aos 32, o camisa 10 chegou a balançar as redes, mas o árbitro já havia interrompido o lance por falta em Jair.
Com as melhores chances da etapa inicial, o Peixe ainda ameaçou com Escobar, que chutou com perigo aos 39 minutos. Zé Rafael e Barreal também tentaram, mas o primeiro tempo terminou sem gols.
O Botafogo voltou mais ofensivo e quase abriu o placar com Savarino logo nos primeiros minutos. No entanto, a partida ficou mais truncada, mais devagar.
O Peixe tentou abrir o placar, aos 13 minutos, Souza cruzou na área, Barreal escorou e David Ricardo salvou em cima da linha. Aos 19, Guilherme finalizou e obrigou John a mais uma defesa. Pouco depois, Barreal tentou no canto direito, mas novamente o goleiro botafoguense fez boa intervenção. Aos 27, Guilherme quase marcou, acertando a bola rente à trave.
O lance mais destaque do jogo ocorreu aos 30 minutos. Após rebote de John dentro da área, Neymar empurrou a bola para o gol com a mão. O árbitro assinalou infração e, como o atacante já tinha cartão amarelo, foi expulso.
Com um jogador a mais, o Botafogo passou a ter mais jogo. Aos 42 minutos, Artur aproveitou a vantagem numérica e marcou o gol da vitória para o time carioca.