O Corinthians recebeu o Universidad Central da Venezuela na Neo Química Arena nesta quarta-feira (26) e venceu por 3 a 2. Yuri Alberto marcou dois gols e Matheus Bidu também deixou o dele. Já os venezuelanos marcaram com Cuesta e Martínez.
Com essa vitória, o clube de Itaquera avançou para a terceira fase da Copa Libertadores, última etapa antes da fase de grupos. O próximo desafio do Corinthians na competição será contra o Barcelona de Guayaquil, do Equador.
Como era esperado, o Corinthians partiu para cima dos venezuelanos desde o primeiro segundo, adiantando a marcação e buscando jogadas de velocidade.
Aos 3 minutos, Matínez fez um belo lançamento para Carrillo, que avançou pela ponta direita, foi para cima da marcação, chegou à linha de fundo e cruzou para Yuri Alberto abrir o placar na pequena área.
Em um lance parecido, desta vez pela UCV, Zapata foi lançado pela direita e encontrou Cuesta livre na área, que finalizou para empatar o jogo.
Com o gol sofrido, o Timão demorou para voltar a criar, mas aos 23 minutos Depay perdeu grande chance de retomar a vantagem. Matheus Bidu apareceu na área, ajeitou para o meio e o holandês furou o chute.
O Corinthians seguiu perigoso pelas laterais, tanto com Bidu quanto com Matheuzinho, que aos 32 minutos fez boa jogada individual, invadiu a área e chutou por cima.
Em seguida, a UCV voltou a assustar. Zapata serviu Cuesta, que cruzou para o próprio Zapata, que cabeceou com perigo, mas Hugo Souza fez grande defesa.
Aos 40 minutos, o Corinthians marcou o segundo gol. Memphis encontrou Bidon na ultrapassagem, que finalizou cruzado de esquerda, sem chances para o goleiro Miguel Silva.
Antes do fim do primeiro tempo, o Corinthians quase ampliou. Após bate-rebate na área, Yuri Alberto girou e chutou, mas a bola passou rente à trave.
Ainda houve tempo para a UCV empatar. Aos 46 minutos, Francisco Solé cobrou escanteio, Hugo Souza saiu mal, e o zagueiro Martínez cabeceou para o gol vazio, deixando tudo igual.
No segundo tempo, o Corinthians aumentou o ritmo e, antes dos 5 minutos, chegou duas vezes com perigo.
A primeira oportunidade veio em jogada de Matheus Bidu, que encontrou Depay na área. O holandês dominou e finalizou, mas Miguel Silva fez uma grande defesa. Logo depois, Garro arriscou de fora da área, e a bola passou muito perto do gol.
Aos 53 minutos, Carrillo encontrou Memphis novamente na área. O atacante fuzilou, mas o goleiro venezuelano brilhou mais uma vez com uma defesa espetacular.
O Corinthians manteve o controle da partida, mas diminuiu o ímpeto ofensivo. Foi então que o UCV voltou a assustar. Kendrys Silva arriscou de muito longe, acertando um chute potente que exigiu uma defesa monumental de Hugo Souza, que buscou a bola no canto esquerdo.
Nos minutos finais, com quatro atacantes em campo, o Corinthians pressionou intensamente. Aos 87 minutos, a pressão surtiu efeito. Garro tentou um cruzamento na área, a bola desviou e sobrou para Yuri Alberto, o artilheiro da equipe. O camisa 9 não desperdiçou, definindo o placar e garantindo a classificação do clube para a próxima fase.
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Tchoca e Matheus Bidu; Bidon (Angel Romero), José Martínez, Carrillo (Talles Magno) e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Diaz.
Universidad Central: Miguel Silva; Silva, Martínez (Meléndez), Simarra e Cumana (Magallan); Gonzalez, Sole e Granko (Sosa); Zapata (Daniel Carrillo), Cuesta (Murillo) e Ortiz. Técnico: Daniel Sasso.
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Richard Ortiz e David Fuentes (COL)
VAR: Keiner Jimenez (COL)
Corinthians: O Timão receberá o Mirassol, na Neo Química Arena, domingo (02), às 18:30h (horário de Brasília), pelas quartas de final do Campeonato Paulista.
Universidad Central: O UCV enfrentará o Puerto Cabello no sábado (1º), às 21:30h (horário de Brasília), pelo Campeonato Venezuelano.