Com um jogador a menos durante praticamente toda a partida, a Ferroviária segurou o empate sem gols com o Operário-PR neste sábado (26), na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara, pela 19ª e última rodada do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro.
O resultado mantém a equipe de Araraquara em situação delicada. Agora com seis jogos sem vencer, a AFE soma 20 pontos e ocupa a 16ª colocação, uma acima da zona de rebaixamento, com apenas um ponto de vantagem. A permanência fora do Z4, no entanto, depende dos demais resultados da rodada.
Já o Fantasma segue em momento mais estável. A equipe paranaense completou quatro jogos sem perder, chegou aos 23 pontos e subiu para a 11ª posição. Apesar disso, ainda está seis pontos atrás da Chapecoense, primeira equipe no G-4, podendo ver a diferença aumentar até o fim da rodada.
O Operário começou dominando a posse de bola e logo se viu em vantagem numérica. Aos 11 minutos, Albano, da Ferroviária, recebeu cartão vermelho após entrada em Brenno. O VAR confirmou o pisão na perna do jogador adversário, e o árbitro aplicou o vermelho direto.
Mesmo com um a menos, a AFE criou a primeira boa chance da partida. Aos 16 minutos, Thiago Lopes lançou Carlão, que avançou, limpou para o chute e finalizou no canto, exigindo boa defesa de Elias.
O Operário respondeu rapidamente. Aos 18, Zuluaga cabeceou com perigo, mas Dênis Júnior defendeu com tranquilidade. Apesar da superioridade numérica e maior posse de bola, o time visitante não conseguiu transformar o domínio em chances claras, esbarrando na boa atuação da defesa grená e do goleiro da Ferroviária.
Na etapa final, o Operário voltou tentando aproveitar a vantagem numérica. Aos 8 minutos, Rodrigo Rodrigues finalizou com perigo de fora da área, e a bola passou perto. Aos 12, Boschilia arriscou em cobrança de falta, mas Dênis Júnior defendeu bem.
O Operário seguiu pressionando, principalmente em lances de bola parada, foram 16 escanteios ao longo do jogo, mas não conseguiu superar o goleiro e a linha defensiva da Ferroviária.
Aos 28, Mingotti invadiu a área e finalizou, mas Dênis Júnior salvou novamente. A resposta da Ferroviária veio apenas aos 30, com Ian Luccas puxando contra-ataque, invadindo a área pela esquerda e chutando para defesa de Elias.
Nos minutos finais, o goleiro Dênis Júnior voltou a ser decisivo. Aos 40, Matheus Souza cruzou para cabeceio de Kleiton, e o goleiro grená fez uma grande defesa. Aos 43, Boschilia tentou mais uma vez, e Dênis voltou a salvar a Ferroviária, garantindo o empate.
Ferroviária: Dênis Júnior; Kevin, Ronaldo Alves, Gustavo Medina e Edson Lucas; Alencar (Thayllon), Ricardinho (Eric Melo), Juninho (Ian Luccas), Thiago Lopes (Fabrício Daniel) e Albano; Carlão (Ronaldo).
Técnico: Vinícius Bergantin
Operário: Elias; Gabriel Souza, Joseph, Miranda e Gabriel Feliciano (Pedro Lucas); Juan Zuluaga (Jhemerson), Índio, Brenno (Kleiton) e Boschilia; Vinícius Mingotti (Ademilson) e Rodrigo Rodrigues (Matheus Souza).
Técnico: Alex de Souza
Na próxima rodada da Série B, já pelo início do returno, ambos os times voltam a campo na sexta-feira (1º). A Ferroviária visita o Remo, às 19h, no estádio Mangueirão. Mais tarde, às 21h30, o Operário recebe o Criciúma, no Germano Krüger.