O São Paulo garantiu a sua classificação para o mata-mata da Libertadores. Diante de mais de 50 mil torcedores, o Tricolor viu Alisson fazer uma ação perigosa e ser expulso de maneira direta ainda aos 18 minutos do primeiro tempo. Atuando com um a menos, o time paulista jogou bem, sofreu um gol no segundo tempo, mas Lucca marcou nos acréscimos da segunda etapa e garantiu a classificação do time para a próxima fase. O Libertad-PAR encostou no São Paulo na tabela, mas não evitou a vitória tricolor.
Foi a estreia do garoto de 17 anos como profissional, já com um golaço. Um dos destaques da Copinha, o ponta-esquerda estava em campo há menos de 10 minutos quando fez o gol do empate. Ele ajudou o Soberano a manter sua maior sequência invicta na história da Libertadores. Já são 14 jogos sem derrota. Zubeldía nunca perdeu pelo clube na competição.
Escalações
São Paulo: Rafael; Cédric (Luciano), Ruan Tressoldi (Arboleda), Alan Franco e Enzo Diaz; Alisson, Marcos Antônio e Oscar (Pablo Maia); Lucas Ferreira (Lucca), Ferreirinha (Ferraresi) e André Silva. Técnico: André Silva
Libertad: Morínigo; Iván Ramirez, Diego Viera, Gutiérrez e Fretes (Melgarejo); Campuzano, Caballero e Sanabria (Hugo Martínez); Marcelo Fernández (Alcaraz), Matías Espinoza e Roque Santa Cruz (Aguilar). Técnico: Sergio Aquino
🌎🇧🇷 ¡SAO PAULO RESCATA SU INVICTO!
El ‘Tricolor Paulista’ pone el 1-1 ante Libertad, rescata su invicto por Copa Libertadores y ASEGURA SU CLASIFICACIÓN A OCTAVOS DE FINAL.🇾🇪El joven de 17 AÑOS, Lucca Marques Alencar, marca su PRIMER GOL PROFESIONAL 👀pic.twitter.com/oCz5K0gpze
— Ligas Top del Fútbol (@LigasTopFutbol) May 15, 2025
Primeiro Tempo
O São Paulo ficou com um jogador a menos logo aos 16 minutos, após uma entrada dura de Alisson no meio-campo. O volante tentou desarmar com um carrinho, mas acabou atingindo a canela de Marcelo Fernández, que sofreu bastante com o impacto. O árbitro Carlos Betancur não hesitou e aplicou o cartão vermelho direto.
Aproveitando a vantagem numérica, o Libertad passou a dominar o jogo e criou as melhores oportunidades da etapa inicial. A chance mais clara veio aos 27 minutos, quando Sanabria subiu muito bem em uma cobrança de escanteio e cabeceou com perigo, rente à trave do goleiro Rafael. Mais tarde, aos 36, Marcelo Fernández quase marcou em um chute forte dentro da área, mas a finalização foi bloqueada por Alan Franco, que salvou mandando a bola para escanteio.
Segundo Tempo
No reinício do jogo, Ferreira teve uma excelente chance para o São Paulo logo no começo, ao ficar cara a cara com o goleiro adversário, mas o chute saiu torto e passou longe do gol. Apesar de manter o controle da partida, o São Paulo sofreu com uma jogada aérea do Libertad aos 28 minutos. Após uma falta cometida de forma desatenta por Cédric na lateral da área, Ramírez cobrou com precisão, colocando a bola na cabeça de Aguilar, que desviou para abrir o placar sem chances para Rafael.
O técnico Luis Zubeldía reagiu rápido, substituindo Cédric por Luciano para tentar o empate que garantiria a classificação. Em seguida, apostou na estreia do jovem Lucca Marques, de apenas 17 anos. Nos minutos finais, o São Paulo foi para o tudo ou nada, com até o zagueiro Arboleda improvisado como centroavante. Quando a derrota parecia certa, a reviravolta aconteceu: aos 46 minutos, Lucca recebeu a bola pela esquerda na área, driblou a defesa adversária e disparou um chute forte que balançou as redes.
O gol do jovem talento de Cotia garantiu o empate em 1 a 1 e a classificação para as oitavas da Libertadores.
Próximos Compromissos
O Tricolor volta a campo no sábado para enfrentar o Grêmio pelo Brasileirão. O time precisa de um bom resultado para tentar se afastar da Zona de Rebaixamento. Pela Copa Libertadores, o Tricampeão atua novamente apenas daqui há duas semanas, no dia 27 de maio, contra o Talleres. Novamente diante do seu torcedor, a equipe de Zubeldia fecha a sua participação na fase de grupos do torneio intercontinental.