Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Comercial e XV empatam na ida da semifinal da Copa Paulista

Na estreia do novo sistema de desafio de vídeo, Bafo e Nhô Quim protagonizaram empate emocionante pela semifinal da Copa Paulista

Por: Lucas Soares
4 meses atrás em 19 de setembro de 2025
Divulgação/Comercial

O duelo em entre Comercial e XV de Piracicaba válido pelo jogo de ida da semifinal da Copa Paulista terminou empatado em 1 a 1, com emoção até os acréscimos. O Comercial saiu na frente ainda no primeiro tempo, quando Felipe Rodrigues converteu pênalti marcado após revisão no novo desafio de vídeo. O Bafo sustentou a vantagem durante quase todo o jogo, mas viu o XV de Piracicaba empatar no último lance.




Aos 51 minutos do segundo tempo, já com o cronômetro estourado, o Nhô Quim teve penalidade assinalada a seu favor. Paulo Marcelo foi para a cobrança, deslocou o goleiro João Lucas e garantiu o empate por 1 a 1. Agora, a decisão será em Piracicaba.


Escalações

Comercial: João Lucas, Wellington Petuba (Fofão), Leandro Sergipe, Cristopher, Felipe Mian (Victor Moura), Yuri, Frank (Gabriel Barros), Matheus Prado, Felipe Rodrigues, Carlos Bajé (Arthur Mascaro) e Marcelinho. Técnico: Roberval Davino


XV de Piracicaba: Reynaldo, Michel, Luiz Gustavo (Almir Luan), Luis Felipe, João Victor, Gustavo Hebling, Carlos Manuel (Djavan), Serginho (Mateus Carvalho), David Ribeiro (Erik Bessa), Léo Santos (Paulo) e Anderson Magrão. Técnico: Moisés Egert


Primeiro Tempo

O primeiro tempo começou com pressão inicial do XV, que quase abriu o placar logo aos 4 minutos: Anderson Magrão recebeu duas vezes dentro da área, mas foi travado pela defesa. Aos 16, o atacante voltou a girar sobre a marcação e finalizou no canto, exigindo defesa segura do goleiro João Lucas. A equipe visitante insistiu pelas laterais, principalmente com Serginho e Michel, em cruzamentos que levaram perigo.


O Comercial equilibrou a partida em transições rápidas. Bajé participou bastante da construção das jogadas na sua partida de retorno, enquanto Frank chegou a arriscar de fora da área aos 15, mandando por cima. Marcelinho também apareceu bem pela direita, tentando algumas infiltrações.


O lance decisivo veio aos 33, quando Marcelinho caiu na área após contato com João Victor. O árbitro mandou seguir, mas o técnico Roberval Davino acionou o novo cartão de desafio pela primeira vez na competição, levando o árbitro à cabine de vídeo. A revisão apontou pisão do defensor do XV, e o pênalti foi confirmado. Na cobrança, Felipe Rodrigues deslocou Reynaldo e abriu o placar. 1 a 0 para o Bafo. Nos minutos finais, Anderson Magrão ainda tentou pressionar.


Segundo Tempo

O segundo tempo foi de pressão total do XV de Piracicaba, que empurrou o Comercial para o campo de defesa. Logo no início, o time de Piracicaba cercou a área com cruzamentos de Serginho e Michel, mas a zaga do Bafo se mantinha firme.  Aos 21, João Victor caiu na área e levou o técnico Moisés Egert a pedir o desafio: após análise no vídeo, a arbitragem entendeu que o lateral já estava em queda, não marcou pênalti e o XV perdeu um de seus pedidos. Pouco depois, aos 26, Serginho pegou sobra na área e acertou a trave, no lance mais perigoso da etapa.


O Comercial, recuado, buscava escapar em contra-ataques e teve apenas uma chegada clara: aos 36, quando Marcelinho arriscou de fora e obrigou Reynaldo a boa defesa.


Quando parecia que o jogo ia terminar com a vitória do time mandante, Cristopher derrubou Paulo Marcelo na área e cometeu pênalti aos 96. Roberval solicitou o desafio de vídeo novamente na partida, para o árbitro anular a penalidade, mas o ele manteve a decisão e ainda expulsou Cristopher pelo segundo amarelo. Matheus Carvalho foi para a cobrança e marcou o gol de empate para o XV.


Próximo compromisso

As equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, 27, em Piracicaba. Quem vencer, garante a vaga na final da Copa Paulista de 2025.