Com a reta final das competições estaduais, as equipes da cidade de Santos, na Baixada Santista, vivem momentos completamente distintos em 2024. Abaixo vamos conferir como está o desempenho e as campanhas dos 3 clubes da cidade: Santos, Portuguesa Santista e Jabaquara.
SANTOS: A SEGUNDA MELHOR CAMPANHA DA A1
O alvinegro praiano começou o campeonato com muitas mudanças no elenco e com a desconfiança do torcedor. A principal mudança – além do cargo da presidência – foi a volta do treinador Fábio Carille, que estava no V-Varen Nagasaki, do Japão.
Com a queda e a necessidade urgente de mudanças dos jogadores, 16 jogadores, do elenco rebaixado para a Série B, saíram [com destaque para Soteldo (Grêmio), Marcos Leonardo (Benfica) e Jean Lucas (Bahia)]. Em contrapartida, a diretoria buscou opções baratas de atletas saindo de grande clubes e em fim de contrato [destaque para Gil (ex-Corinthians), Diego Pituca (ex-Kashima Antlers – Japão) e Aderlan (ex-Bragantino)].
A equipe santista teve a segunda melhor campanha geral do Paulistão, com 8 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, ainda anotou 18 gols – o 3º melhor ataque – e sofreu 11. Uma campanha totalmente diferente dos últimos 3 anos, em que lutou para evitar o rebaixamento para a A2.
Na próxima fase, o Santos enfrentará a Portuguesa de Desportos, em busca de chegar às semifinais da A1 depois de 4 anos, quando foi eliminado em casa para a Ponte Preta pelo placar de 3×1. O jogo contra a Lusa será no domingo às 20:15, na Vila Belmiro
PORTUGUESA SANTISTA E A BUSCA PELA CLASSIFICAÇÃO
Após o título da Copa Paulista de 2023 e a escolha pela Copa do Brasil de 2024, a Briosa manteve o esqueleto do elenco e fez contratações pontuais para a disputa do, quiçá, ano mais importante na última década.
Apesar da Portuguesa Santista ter sido eliminada na primeira rodada da Copa do Brasil, para a equipe do Caxias por 1×0, no Ulrico Mursa, ainda chegou a receber o valor pela participação de 787,5 mil reais; porém, esse dinheiro foi bloqueado pela Justiça e abalou os bastidores, visto que a ideia era usar esse capital para quitar algumas dívidas e montar um elenco para subir. De acordo com informações, o bloqueio aconteceu por conta de uma dívida com o ex-presidente do clube Lupércio Conde.
O rubro-verde vai para a última rodada da A2 dependendo apenas de si mesmo para se classificar. Em 14 jogos, a Briosa tem 5 vitórias, 5 empates e 4 derrotas e ocupa a 6ª posição. Contudo, a equipe tem a pior defesa entre os 8 primeiros colocados, com 20 gols sofridos.
JABAQUARA TENTA SE AFASTAR DA ZONA
Enquanto as outras equipes santistas vivem bons momentos na temporada – um classificado e o outro perto disso-, o Jabaquara vive uma outra realidade. Na A4, o Leão da Caneleira enfrenta a dura luta contra o rebaixamento. Ainda que tenha tido um momento de glória recente quando venceu por 4×0 o último colocado, Joseense.
O Jabaquara somou apenas 8 pontos em 11 jogos, sendo 2 vitórias, 2 empates e 7 derrotas. A equipe tem a terceira pior defesa (empatada com o América-SP) com 16 gols sofridos. O Jabuca tem mais 4 jogos decisivos para o futuro do time, seus adversários serão: Grêmio Sãocarlense, Audax, Nacional e União Barbarense.