Sistema inédito da FPF gerou polêmicas, pênaltis e decisões cruciais na semifinal da Copa Paulista
Em Ribeirão Preto, em jogo de ida da semifinal da Copa Paulista de 2025, a partida marcou as primeiras utilizações do novo sistema de desafio de vídeo implementado pela FPF. As solicitações geraram polêmicas e minutos de bola parada, mas ajudaram a esclarecer dúvidas e corrigir erros da arbitragem.
Aos 31 minutos, Marcelinho sofreu pênalti em disputa com João Victor, mas o árbitro Fabiano Monteiro dos Santos não assinalou a marcação. O técnico do Comercial, Roberval Davino, acionou o desafio ao mostrar seu cartão para o quarto árbitro, Vinicius Furlan. A solicitação foi atendida, e, após análise na cabine de vídeo, o árbitro assinalou o pênalti, convertido por Felipe Rodrigues, sendo a primeira cobrança marcada com auxílio da nova tecnologia.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
O Desafio de Vídeo voltou a ser usado aos 21 minutos do segundo tempo, quando um atacante do XV de Piracicaba caiu na área após disputa com o lateral do Comercial. O técnico Moisés Egert solicitou o recurso, mas a arbitragem entendeu que o jogador do XV já estava em queda, não marcou pênalti e o Nhô Quim perdeu um de seus pedidos.
O jogo seguiu emocionante até os acréscimos. Aos 96 minutos, Fabiano Monteiro assinalou pênalti para o XV após puxão de Cristopher sobre Paulo Marcelo. Roberval Davino pediu o desafio novamente, mas o árbitro manteve a decisão e ainda expulsou Cristopher pelo segundo amarelo. Matheus Carvalho cobrou e marcou o gol de empate para o XV.
Durante a partida, também houve confusão envolvendo uma desistência do pedido de desafio do técnico piracicabano Moisés Egert.