Segunda fase começa com 15 times de São Paulo em campo em duelos eliminatórios pela Copa São Paulo de Futebol Júnior
Foto: Brazil Photo Press / Alamy Stock Photo A segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior começa hoje, dia 12 de janeiro. Após dez dias de jogos na fase de grupos, a partir de agora a competição adota o sistema eliminatório, em jogo único, no qual quem perder está eliminado e quem vencer avança para fase seguinte.
Nesta segunda-feira, 15 times do estado de São Paulo entram em campo para definir o seu futuro na maior competição de base do país. Nesta fase, 16 confrontos acontecem hoje, e 16 amanhã, totalizando 32 duelos e 32 vencedores classificados para a terceira etapa do torneio.
Destas partidas, apenas cinco não tem nenhum time do estado sede do campeonato: Atlético-PI x Bahia (ás 15h); Atlético Alagoinhas x Grêmio (ás 15h15); Ceará x Athletico-PR (ás 18h45); Tuna Luso x Guanabara City (ás 19h) e América-RN x Sport (ás 21h).
Confira as equipe paulistas que jogam hoje:
Meia-Noite SAF x Cruzeiro – 11h, em Patrocínio Paulista

O Meia-Noite SAF é um dos times estreantes na competição, e que logo de primeira conseguiu avançar para a fase mata-mata. Na primeira rodada acabou empatando com Real-RR, em 0 a 0, depois perdeu para a Ponte Preta, por 2 a 0, mas venceu e garantiu a vaga no triunfo sobre o Coritiba, por 2 a 0, com gols de Marcos Vinícius e Luiz Cabral.
Botafogo-SP x Vasco – 14h45, em Brodowski

O Pantera fez uma campanha dominante na fase de grupos e avançou com 100% de aproveitamento na liderança da chave. Venceu por 3 a 1 a equipe do Santa Cruz e do CA Bandeirante, com gols de Ruan, Robson, Erik, na primeira rodada, e Whalacy, Mateus Mineiro e novamente Ruan, na segunda. Na rodada final, já classificado, bateu o Tuna Luso, por 1 a 0, com o único gol sendo marcado por Rafael Luiz.
Santos x Cuiabá – 17h30, em São Carlos.

Com campanha impecável, o Santos avançou à segunda fase da Copinha após liderar com autoridade o Grupo 16, vencendo todos os seus compromissos na etapa inicial. O Peixe superou o Real Brasília por 3 a 0 e confirmou a classificação com triunfos apertados diante da São-Carlense e do União Cacoalense, ambos por 2 a 1. A equipe alvinegra seguirá atuando na mesma cidade-sede da fase de grupos, o que mantém a logística favorável na sequência da competição, além de ganhar reforços importantes: os meias Gustavo Henrique e Pepê Firmino, e o atacante Matheus Xavier, que retornam após serem utilizados na estreia do time profissional no Campeonato Paulista.
América-MG x Inter de Limeira – ás 18h, em Ribeirão Preto

Desacreditada na última rodada e com início complicado, a Inter garantiu sua vaga apenas no último jogo, quando conquistou sua primeira vitória e marcou seu primeiro gol na competição, ao vencer o CSA por 3 a 1, na qual Rafael, Lukas e Nicolas Dutra marcaram. Antes disso, o Leão estreou com derrota por 5 a 0 para o Bahia e empatou em 0 a 0 com o América-SP.
Goiás x Mirassol – ás 18h30, em Bálsamo

O Mirassol garantiu vaga na segunda fase da Copinha ao terminar a primeira fase como vice-líder do Grupo 4, somando seis pontos em três jogos. A equipe iniciou a campanha com vitória por 2 a 1 sobre o Forte, manteve o bom momento ao bater o Linense por 1 a 0 e confirmou a classificação mesmo com a derrota por 3 a 0 para o Sport na rodada final. Com duas vitórias e um revés, o time do interior mostrou consistência suficiente para seguir vivo na principal competição de base do país.
Grêmio Prudente x Osasco Sporting – ás 19h, em Presidente Prudente

Invictos na Copinha 2026, Grêmio Prudente e Osasco Sporting se enfrentam na segunda fase do torneio. O time da casa avançou em primeiro do seu grupo, com três vitórias em três jogos, prometendo ser uma das surpresas da competição. A equipe bateu o Carajá por 2 a 1, com gols de Antônio Marcos e Hugo, goleou por 4 a 0 o Olímpico, no qual novamente Hugo, Mateus Ortega e duas vezes Carlos André marcaram. O último jogo foi o triunfo que garantiu a liderança contra o Ceará, por 2 a 1, com Carlos André sendo o autor dos dois gols.
Já o Osasco Sporting avançou na segunda colocação do seu grupo com Athletico-PR, mas ainda não perdeu na competição. Estreou em empate com o time paranaense, 1 a 1, gol de Eduardo Soana. Depois venceu o Araçatuba por 2 a 1, novamente Eduardo marcou e Jonas Matheus fechou o placar. Na última rodada empatou com o Maricá, em 1 a 1, com gol de Luiz Felipe.
Chapecoense x Votuporanguense – ás 19h, em Votupuranga

O CAV ainda não perdeu na Copa São Paulo de 2026 e avanço de fase com duas vitórias e um empate na fase de grupos, A equipe bateu o Galvez na estreia, por 2 a 1, com gols de Glaucon e Yago. Depos venceu o Falcon por 3 a 0, com Yago marcando novamente, além de Jackson e Gabriel Fernandes. Já classificados, Votuporanguense e Grêmio empataram na rodada final em 1 a 1, gol de Mateus Milani.
Ferroviária x Real Brasília – ás 19h, em Araraquara

A Locomotiva avançou líder do seu grupo na competição vencendo dois jogos e empatando o último, Começou batendo por 1 a 0 o time do Quixadá, gol de Abner. Depois venceu o América-RJ por 2 a 1, com Filipi e Willian marcando. Encerrou sua participação empatando sem gols contra o Cuiabá.
Athletic-MG x XV de Jaú – ás 20h, em Assis

O XV de Jaú conseguiu uma boa campanha em um grupo com o maior campeão do torneio, Corinthians. Estreou com vitória para cima do Luverdense, 2 a 1, gols de Juan Isaza e Guilherme Silva. Depois encarou o Trindade-GO, e venceu por 2 a 1, com dois do colombiano Isaza. A primeira derrota veio apenas no último jogo contra o Corinthians, por 3 a 2.
Francana x Ponte Preta – ás 20h30, em Franca

Em um grupo com o Cruzeiro, a Francana venceu Esporte Patos e Barra-SC por 1 a 0, e perdeu apenas para o time mineiro para classificar em segundo no grupo. Os gols das vitórias foram marcados por Kevin Lima e Luiz Augusto. A derrota para o Cruzeiro foi de 1 a 0.
Já a Ponte foi o primeiro time a se classificar para o mata-mata na Copinha, vencendo o Coritiba por 4 a 2 na estreia, gols de Kaio, Matheus Henrique e dois de Nikolas, a grande promessa da Macaca. Depois bateu o Meia-Noite por 2 a 0, com José Vitor e Nikolas marcando, e encerrou sua fase de grupos vencendo por 2 a 1 a equipe do Real-RR, gols de Victor Hugo e José VItor, ambos de pênalti.
Corinthians x Guarani – ás 21h20, em Jaú.

Maior vencedor da competição, com 11 conquistas, o Corinthians garantiu vaga no mata-mata após terminar a primeira fase na ponta do Grupo 8, somando sete pontos. A campanha contou com triunfos diante do Trindade, por 1 a 0, e do XV de Jaú, por 3 a 2, além de um empate sem gols contra o Luverdense.
Já o Guarani avançou como vice-líder do Grupo 7, com seis pontos. Após estrear com derrota por 1 a 0 para o Athletic-MG, o Bugre reagiu de forma contundente, venceu o Assisense por 3 a 0 e goleou o Naviraiense por 4 a 0, assegurando a classificação.