A terceira melhor equipe da Série A3, teve sua fundação em 2017, o Catanduva Futebol Clube, vem conquistando acessos e busca em mais uma ano, chegar a uma final inédita em sua história recente. Com 15 jogos no campeonato, o elenco venceu 9 partidas e teve apenas 4 derrotas na fase classificatória. Assim conquistando ao total 29 pontos, de 45 possíveis, converteu 19 gols e tomou 10.
Na segunda fase da A3 de 2024, o Santo, popularmente conhecido, encontra o Desportivo Brasil, ambos buscando uma vaga para a semifinal. Com apenas 7 anos de clube, já deixou para trás equipes tradicionais do futebol paulista, como São Caetano (rebaixado para A4), Lemense, União São João e o União Suzano.
Criação
Fundado em 2017 pelo padre Osvaldo de Oliveira Rosa, o time de Catanduva tem dono religioso, que é também prefeito da cidade. Funcionando com sistema de SAF, o sacerdote possui 90% do clube. E conta com a ajuda de seu irmão Ernest, também padre, para cuidar do time e dividir as funções.
Curiosamente o clube foi criado para ser uma escolinha de futebol, com o foco em atender e atrair as crianças da comunidade para a catequese. Sendo uma das regras para continuar a treinar, a presença nas aulas de estudo religioso.
(Foto: Emilio Botta)
O Catanduva Futebol Clube, conta com apoio financeiro do próprio padre para se manter em pé e também com a contribuição dos apoiadores locais. A equipe conta com patrocinadores, sendo dois deles do dono do clube. Oswaldo afirma que o time não conta com dinheiro público e funciona no sistema de futebol “raiz”, pagando aos atletas o famoso bicho
Retrospecto
Disputando a Bezinha em 2018, o clube não conseguiu avançar às fases finais, amargurando a 30ª colocação entre os 40 times do campeonato. No segundo ano pela competição, o Santo avançou à primeira fase, mas não conseguiu se classificar para as eliminatórias. Em 2020 a equipe ficou de fora do campeonato.
Com o retorno em 2022, o Catanduva perdeu a vaga nos últimos minutos, assim ficando sem a tão sonhada vaga para a Série A3 do futebol paulista. Em 2023 com um início de campeonato complicado, mas avançado nas fases classificatórias, a equipe se consagrou vice-campeã e marcou a história com o primeiro acesso do clube.
(Foto: Guilherme Veiga/Ag. Paulistão)
A campanha de 2024 também impressiona e leva o torcedor a acreditar em mais um acesso e nesse final de semana começa a caminhada para conquistar o tão sonhado objetivo.
Utilizamos cookies para garantir que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso website. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.