Conheça as propostas do novo conselho deliberativo do Comercial

Por: Bruno Rys Colesanti
1 ano atrás em 9 de abril de 2024
Foto: Divulgação / Comercial FC


Na noite da última segunda-feira (08), eleições definiram a nova mesa do conselho deliberativo do Comercial. A chapa União Renovadora, comandada pelo mais novo presidente Gustavo Guerra foi a única inscrita e venceu nas urnas. Além do presidente, a chapa conta com dois conselheiros e dois tesoureiros.


Membros da mesa do novo conselho. Da esquerda para a direita: Lucas Mendonça, David Isaac, Paulo Marsola, Gustavo Guerra, Rangel Scandiuzzi e Alessandro Cruz


O grupo afirma que terá como objetivo acompanhar a transparência no clube, funcionando como um órgão fiscalizador. Além disso, a transformação do Bafo em SAF é uma possibilidade real após mudança recente no estatuto.


O nosso estatuto permite receber essa transformação, ele foi atualizado já com alguns artigos. O nosso estatuto é um dos mais atualizados do Brasil e a gente possui todos os artigos necessários para permitir uma SAF, desde que a empresa monte um projeto, apresente um contrato, aí a gente vai colocar várias cláusulas no contrato. Estamos realmente preparados. Não é que seja a salvação, mas sim o futuro de alguns clubes. (…) O torcedor pode ficar tranquilo, não vai mudar de cidade, não vai mudar de cor, mascote, símbolo, hino, nome do estádio, não vai mudar nada. Vai ter uma pessoa que vai administrar, isso é bom” – Contou Gustavo Guerra.


Outro objetivo da chapa é estar presente nas ações do clube e deixar transparente os trâmites que envolvem o Comercial, para o torcedor.


“A intenção da chapa no conselho é fiscalizar, cobrar, solicitar prestações de contas anteriores, que não foram apresentadas, estar presente no dia a dia do clube, não só esperar acabar o campeonato para pedir uma prestação de contas, mas realmente estar no dia a dia, acompanhar as despesas, ver o que está gastando, quais são as receitas, ter uma transparência do torcedor com o conselheiro.”




Em março, o Comercial sofreu um duro golpe e foi rebaixado para a Série A3 do Campeonato Paulista, com a pior campanha de sua história. O Leão não venceu nenhum jogo, teve seis empates e nove derrotas. Apesar disso, Gustavo acredita em uma virada do Comercial, principalmente se contar com a ajuda da torcida.


“O momento atual do clube é de muita tristeza, o rebaixamento é muito triste, mas a gente já passou por momentos piores, a gente deu a volta por cima, lotamos o estádio com públicos que passam dos 10 mil torcedores em uma Bezinha. Então tenho certeza que se tiver um time competitivo, a torcida apoia, incentiva, vai ao estádio e compra produtos. O momento atual não é legal, mas tenho certeza que vamos dar a volta por cima”.


No segundo semestre começa a Copa Paulista, competição em que o Bafo não tem participação garantida. Só há chances de participação, caso algumas equipes desistam de jogar o torneio.


“Sobre a Copa Paulista, eu acho que se o Comercial for disputar precisa entrar para ganhar, montar um elenco forte e ser uma espinha dorsal para a próxima temporada. Contratar um técnico para o ano que vem, jogadores e usar esse campeonato como uma base”.


Por fim, foi anunciada uma parceria entre uma empresa e o Leão para o comando do time sub-20 no Campeonato Paulista, que vai estrear na competição contra o Bandeirante, sexta-feira (12), às 15h, no Estádio Palma Travassos.