A Conmebol anunciou nesta quinta-feira (29) que a Libertadores Feminina de 2024 não será mais realizada no Uruguai, como inicialmente divulgado. A nova sede do torneio será o Paraguai, mantendo as datas originais de 3 a 19 de outubro. A mudança foi oficializada pela Direção de Competições e Operações da Confederação Sul-Americana de Futebol.
Diferentemente da versão masculina, a Libertadores Feminina acontece em uma única sede, em um espaço de pouco mais de duas semanas. A competição conta com 16 equipes participantes, incluindo três representantes brasileiros: Corinthians, Ferroviária e Santos.
😍🇵🇾 ¡Sede confirmada! La CONMEBOL @LibertadoresFEM 2024 será del 3 al 19 de octubre en Paraguay.
🏆🔜 Sede confirmada! A CONMEBOL @LibertadoresFEM 2024 será de 03 a 19 de outubro, no Paraguai.#LaGloriaEsDeEllas | #AGlóriaÉDelas pic.twitter.com/oDuGa0774O
— CONMEBOL Libertadores Femenina (@LibertadoresFEM) August 29, 2024
Os três paulistas conquistaram as vagas por conta de resultados na temporada passada. Em busca de seu quinto título Corinthians, ao ser o atual campeão da competição, carimbou o passaporte e abriu mais uma vaga para o país. Assim, além da Ferroviária, vice-campeã do Campeonato Brasileiro de 2023, o Santos garantiu sua participação como terceiro colocado no campeonato nacional.
Inicialmente, em 13 de fevereiro deste ano, a Conmebol havia anunciado o Uruguai como sede do torneio continental através de suas redes sociais. No entanto, ao que parece, a federação uruguaia abriu mão da realização.
¡Sede confirmada! 📌 La CONMEBOL #LibertadoresFEM 2024 será del 3 al 19 de octubre en Uruguay 🇺🇾
Sede confirmada! 🏆 A CONMEBOL #LibertadoresFEM 2024 será de 03 a 19 de outubro, no Uruguai.#LaGloriaEsDeEllas #AGlóriaÉDelas pic.twitter.com/xMZOum8SJ0
— CONMEBOL Libertadores Femenina (@LibertadoresFEM) February 13, 2024
Mas, a Conmebol também não deixou clara a situação do Nacional-URU, que, por ser o time do país-sede original, tinha garantido lugar na competição. Com a mudança para o Paraguai, o Nacional provavelmente perderá a vaga.
Além disso, a entidade ainda não divulgou o calendário detalhado da competição nem as cidades paraguaias que sediarão as partidas. A Conmebol deve anunciar o sorteio dos grupos da Libertadores Feminina em breve, pouco antes do inicio da disputa.