Primavera e XV de Piracicaba decidem a Copa Paulista e garantem presença em torneios nacionais; modelo SAF ganha espaço no interior.
A final da Copa Paulista foi definida neste último final de semana. Após o Primavera vencer o Grêmio Prudente nos pênaltis e o XV de Piracicaba superar o Comercial por 1 a 0, os dois times vencedores garantiram vaga em torneios nacionais ao avançar para a decisão do campeonato. Agora, restam dois confrontos entre eles para apontar o grande campeão da competição.
Com a classificação do Primavera de Indaiatuba, a Copa Paulista terá, pelo segundo ano consecutivo, um clube formado no modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) na final. Em 2024, o Monte Azul representou esse formato e acabou se consagrando campeão, após superar o Votuporanguense em disputa decidida nos pênaltis. Nesta temporada, o Azulão acabou eliminado ainda nas oitavas de final, logo após a queda na Série D.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
A presença recorrente de equipes estruturadas como SAFs mostra uma tendência de fortalecimento desse modelo no interior paulista. Com mais organização administrativa, possibilidade de atrair investimentos e estrutura profissionalizada, os clubes do interior vêm utilizando esse formato como alternativa para competir em alto nível e alcançar protagonismo em torneios estaduais e vaga nos nacionais.