Na primeira partida das quartas de final da Copinha, o São Paulo venceu o Cruzeiro em Jaú e garantiu sua vaga entre os quatro melhores do torneio. Os “Crias de Cotia” receberam os garotos da Toca da Raposa em Jaú e venceram por 3 a 1, com grande partida de Alves e dois gols do artilheiro Ryan Francisco, que tem 8 gols na competição.
Agora o Tricolor aguarda o vencedor do confronto entre Criciúma e Ferroviária, em Araraquara, para conhecer seu adversário. Do outro lado estão Palmeiras, Grêmio, Corinthians e Vasco. O time de Allan Barcellos vem embalado do título da Copa do Brasil Sub-20 e do vice-campeonato do Paulista Sub-20, mostrando a “casca” que os garotos tem.
Primeiro Tempo
Assim como no confronto entre os times pelo profissional na FC Series, a bola já entrou na rede no primeiro minuto de jogo. Diferente dos adultos, entre os garotos, foi o São Paulo que abriu o placar logo no início do confronto. Alves recebeu na ponta esquerda e cruzou para a área, na cabeça de Ryan Francisco, que cabeceou bonito, no ângulo, golaço. Logo no primeiro lance de perigo, 1 a 0 para o Tricolor.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL RYAN FRANCISCO
MATHEUS ALVES COLOCA A BOLA NA CABEÇA DO RYAN pic.twitter.com/XqAsNiLpqe
— spfcpics (@spfcpics) January 18, 2025
Na sequência, com o Cruzeiro tentando se lançar à frente, contra-ataque mortal do São Paulo e quase o segundo. Alves conduziu e lançou Ryan Francisco pelo lado direito da área, que encontrou Ferreira melhor posicionado. A defesa cruzeirense conseguiu se recuperar e travar o chute depois do atacante adiantar a bola demais.
Quem não faz, toma. Aos 14 da primeira etapa, Fernando recebeu de costas e achou lindo passe de letra para o lateral Kauã Prates, que recebeu, carregou na área e soltou uma bomba, sem chances para João Pedro – golaço e 1 a 1 no placar. A partir daí, os times, que já estavam leves em campo, ficaram ainda mais.
Kaique Kenji e Hugo, um para cada time, fizeram os goleiros trabalharem nos minutos seguintes. O Tricolor ainda chegou mais duas vezes com perigo até os 26 minutos, quando tomou novamente a liderança do placar. Ferreira carregou a bola, fez bela tabela com Alves e bateu de primeira, de canhota, uma bomba. Mais um belo gol no Zezinho Magalhães e 2 a 1 para o São Paulo antes do intervalo.
Segundo Tempo
Início relâmpago novamente. Com um minuto, Fernando, camisa 7 do time mineiro, recebeu nas costas da marcação, driblou o goleiro e marcou o gol, mas estava em posição de impedimento – correto o bandeirinha. Na volta do intervalo, o Tricolor se manteve igual, mas o Cruzeiro fez uma mudança: saiu Rayan e entrou Cauan Babtistella, joia de 17 anos que tem multa avaliada em 60 milhões de euros.
E o Cabuloso pressionou o São Paulo em Jaú. Fernando e Cauan, em dois lances seguidos, fazem boas jogadas e batem firme para o gol, forçando duas defesaças do goleiro João Pedro, que salvou a equipe paulista. Com a Raposa no domínio da bola, o Tricolor se espreitava e procurava por uma oportunidade de matar o jogo. Ryan Francisco recebeu lançamento de Alves, passou pelo goleiro Marcelo, mas bateu na rede pelo lado de fora.
Aos 29′, veio o brilho do maior nome em campo. Ryan Francisco, sempre ele, desarma na saída de jogo do rival, distribui e recebe novamente dentro da área, ajeita para a canhota e com a bola pingando, faz um golaço para abrir 3 a 1 no placar. Seu oitavo gol na Copinha.
É DE UM CENTROAVANTE QUE VOCÊ PRECISA ZUBELDIA?
RYAN FRANCISCO É O NOME DA JOIA!pic.twitter.com/8tz5667gvG
— Paulistão Deprê (@SPFutDepre) January 19, 2025
Depois do gol, sem tanta reação cruzeirense, Allan Barcellos fez três mudanças. Saíram os três destaques do ataque são-paulino, Ferreira, Alves e Ryan Francisco. Daí até o fim do jogo, o Cruzeiro ensaiou uma reação, mas sem efetividade. Classificação tranquila para o Soberano.
Escalações
São Paulo: João Pedro, Maik, Andrade, Lucas Loss e Guilherme Reis (Felipe); Negrucci, Hugo, Lucca Osório) e Alves (Pedro Fereira); Ferreira (Tetê) e Rayn Francisco (Paulinho). Técnico: Allan Barcellos
Cruzeiro: Marcelo, Victor Jesus (Alessandro), Janderson, Bruno Alves e Kauã Prates; Murilo Rhikman (Aquiles), Jhosefer (Felipe Melere) e Felipe de Morais (Navarro); Rayan (Cauan Babtistella), Kaique Kenji (Pablo) e Fernando. Técnico: Luciano Dias