Cordeiro critica atuação e aponta foco do Guarani na Série C

Por: Beatriz Quintino
3 meses atrás em 22 de junho de 2025
Foto: Reprodução


O técnico Marcelo Cordeiro não poupou palavras ao analisar a atuação do Guarani na derrota por 4 a 3 para o Primavera, na tarde deste sábado (22), no Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba, pela segunda rodada do Grupo 3 da Copa Paulista. O Bugre sofreu três gols ainda no primeiro tempo e chegou a estar perdendo por 4 a 0, com destaque para o hat-trick do atacante Brunão.


De acordo com Cordeiro, o desempenho da equipe na primeira etapa foi ‘vergonhoso’.


O jogo foi dividido em dois tempos distintos. O primeiro tempo foi vergonhoso. Fiquei com muita vergonha mesmo, porque não foi nada daquilo que a gente pediu. A gente sabe que a competição, da maneira que ela é, o mínimo que a gente tem que fazer é competir. E a gente já tinha alertado como a equipe deles jogaria, bola longa, bolas cruzadas para o centroavante, e com 10 minutos você tomar dois gols da maneira que a gente tomou, acaba desmontando tudo aquilo que você planejou”, admitiu.


Apesar da primeira metade do jogo, o Guarani reagiu na etapa final, encostando no placar. O técnico explicou que parte das substituições já estavam planejadas devido ao calendário da Série C.



“A atitude no segundo tempo foi muito melhor. Já estavam programadas duas alterações pela questão da Série C. Alguns atletas vieram pro jogo hoje mais com a minutagem controlada, vieram para jogar apenas 45 minutos para poder manter o ritmo. Então, a minha ideia era até no primeiro tempo já mexer, mas eu não poderia, porque teria que fazer essas duas substituições no intervalo.”



Cordeiro também comentou sobre a estrutura atual do clube para disputar simultaneamente a Série C e a Copa Paulista. Segundo ele, o foco principal é o acesso à Série B, o que influencia diretamente na montagem das equipes.



A gente sai daqui com uma lição de que nós vamos ter que competir bastante, trabalhar durante a semana para que esses erros do início não aconteçam mais. Agora é fortalecer o grupo durante a semana. Temos uma dificuldade com relação a ter treinamentos, mas é deixar claro pro torcedor que o nosso foco é a Série C. Nós temos como objetivo voltar para a Série B, então a prioridade é lá. Nós temos dois grupos de trabalho hoje, e alguns atletas descem para poder fortalecer esse grupo, até para ter atleta suficiente para vir para o jogo, já que temos a competição sub-20. Por exemplo, hoje nós tivemos cinco atletas que jogaram e que não participaram dos treinamentos durante a semana. Isso faz muita diferença. Um grupo treina num período visando a Série C, e outro grupo treina no contraturno para a Copa Paulista. A gente integra alguns atletas do sub-20 para poder fortalecer o grupo da Copa Paulista.”



Assim, ele também explicou a logística que envolve os atletas da base e os profissionais nos jogos da Copa Paulista.



Essa semana, por exemplo, nós tivemos jogo ontem do Campeonato Paulista. Então aqueles atletas que jogaram não poderiam fazer parte do grupo hoje. Com relação aos atletas que desceram, como a gente não tinha jogo da Série C, foi conversado com o Marcelo Fernandes e ele liberou alguns atletas para que fizessem parte do jogo hoje. Isso deve acontecer mais algumas vezes. Nós treinamos com um grupo durante a semana, e outro grupo se integra no dia do jogo para que a gente possa jogar. O entrosamento não vai ser o ideal, mas a força de vontade e a superação podem prevalecer.”



Apesar de todos os desafios, o técnico valorizou a postura da equipe na etapa final.





O mais importante é que no segundo tempo a gente conseguiu reverter um pouco essa situação, porque realmente o saldo do primeiro tempo foi terrível. Então que a gente leve essa atitude do segundo tempo pra semana, para que no próximo jogo em casa a gente possa fazer um bom trabalho”, avaliou Cordeiro.



O Guarani volta a campo pela Copa Paulista no dia 30 de junho, segunda-feira, às 19h, no Brinco de Ouro, contra o XV de Piracicaba. Cordeiro acredita que, mesmo com os desafios, o trabalho ao longo da semana pode render frutos.



A gente vai trabalhar durante a semana, conscientizar o grupo daquilo que foi feito de bom e daquilo que precisa ser melhorado. Como eu falei, a gente não consegue trabalhar o grupo como um todo, porque o grupo é dividido. Mas aqueles que estiverem com a gente, a gente vai fazer o nosso melhor para que eles possam evoluir, tanto fisicamente como tecnicamente e taticamente, para que nos próximos jogos a gente tenha boas atuações. O nosso modelo de gestão de grupo é diferente das outras equipes da Copa Paulista, que trabalham a semana inteira com o mesmo grupo. Vamos pegar uma forte equipe do XV de Piracicaba dentro de casa no próximo jogo. Eles vêm de uma vitória, mas eu acredito muito no trabalho, acredito muito no grupo de atletas. Independente daquele grupo que for fazer parte do jogo, eu espero que a gente tenha uma atuação como foi a do segundo tempo de hoje”, finalizou Marcelo.