Revelado pelo Flamengo, jogador atua na Europa desde 2020 e pode retornar ao Brasil por empréstimo do Wolfsburg
Foto: Reprodução / Instagram Vini Souza Alvo do Corinthians nesta janela de transferências, o volante Vini Souza construiu praticamente toda a sua carreira fora do Brasil e chega a ser um nome conhecido do público não apenas pelo futebol, mas também pela vida pessoal. O jogador de 26 anos já foi apontado como um dos destaques da nova geração revelada pelo Flamengo e ganhou ainda mais visibilidade ao se relacionar com a cantora Anitta.
Natural do Rio de Janeiro, Vini Souza surgiu nas categorias de base do Flamengo e foi promovido ao elenco profissional ainda muito jovem. Apesar de ter disputado apenas oito partidas pelo time principal, fez parte do elenco campeão brasileiro e da Libertadores de 2019, período em que o clube era comandado pelo técnico Jorge Jesus.
O treinador português sempre demonstrou grande admiração pelo volante e chegou a compará-lo ao sérvio Nemanja Matic, com quem trabalhou no Benfica. Pela estatura e imposição física – mede 1,87m –, o jogador ganhou na época o apelido de “Vinição” entre os torcedores rubro-negros.
Com apenas 21 anos, Vini Souza deixou o Brasil rumo à Europa após ser negociado com o Grupo City. Inicialmente, foi encaminhado ao Lommel SK, da Bélgica, e, na sequência, acumulou passagens por outros clubes do continente, como KV Mechelen, Espanyol e Sheffield United, até chegar ao Wolfsburg, da Alemanha. Em 2025, o clube alemão desembolsou 15 milhões de euros para contratá-lo em definitivo.
Na atual temporada, o volante iniciou como titular, mas perdeu espaço após a mudança no comando técnico da equipe. Desde a saída do treinador Paul Simonis, no fim do ano passado, Vini ficou no banco nas últimas cinco rodadas do Campeonato Alemão e não voltou a ser utilizado.
Diante desse cenário, o Corinthians passou a avaliar a possibilidade de um empréstimo do atleta, que tem contrato com o Wolfsburg até 2030. Embora a ideia de retornar ao futebol brasileiro fosse inicialmente descartada pelo jogador e seu estafe, a situação começou a ser revista nas últimas semanas.
Um fator que pode facilitar a adaptação de Vini Souza no Timão é o histórico de convivência com alguns nomes do atual elenco. No Flamengo, ele atuou ao lado do goleiro Hugo Souza, do lateral Matheuzinho e do zagueiro Gustavo Henrique. Além disso, trabalhou com Renan Bloise, hoje gerente de análise de mercado do Corinthians.
Fora dos gramados, o volante também ganhou destaque por ter vivido um relacionamento de cerca de cinco meses com a cantora Anitta. Após o término, reatou o namoro com Isabelle Michel, com quem tem uma filha.
Até o momento, o Corinthians confirmou duas contratações para 2026: o zagueiro Gabriel Paulista e o meio-campista Matheus Pereira. O clube ainda tem acordos encaminhados com o lateral-direito Pedro Milans, o atacante Kaio César e o goleiro João Ricardo, que deverá se apresentar apenas em março.
Enquanto segue ativo no mercado, o Timão analisa se Vini Souza poderá ser o próximo reforço para fortalecer o setor de meio-campo na temporada.