O Dérbi da Copa do Brasil aconteceu na noite desta quarta-feira, 6 de agosto, na volta das oitavas de final. Palmeiras e Corinthians se enfrentaram no Allianz Parque, casa do Verdão, após um encontro em Itaquera, vencido por 1 a 0 pelo Timão. Com jogador expulso no lado verde e boa atuação alvinegra, os visitantes venceram por 2 a 0 e garantiram a classificação.
A partida decisiva teve expulsão direta de Aníbal Moreno logo no início da partida, fazendo o Corinthians aproveitar a vantagem numérica. Memphis Depay, o 10 corinthiano, teve que sair no primeiro tempo, mas o time não sentiu o baque e marcou o primeiro gol. No segundo tempo, o Palmeiras não soube ir para cima e viu o rival marcar outro.
Escalações
Palmeiras: Weverton; Giay, Micael, Gustavo Gómez e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista (Felipe Anderson) e Maurício (Raphael Veiga); Facundo Torres (Emi Martínez), Vitor Roque (Flaco López) e Ramón Sosa. Técnico: Abel Ferreira.
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Angileri); Raniele, José Martínez (Charles), André Carrillo (Breno Bidon) e Rodrigo Garro; Memphis Depay (Romero) e Yuri Alberto (Talles Magno). Técnico: Dorival Júnior.
Primeiro tempo
Usando o fator casa, o Palmeiras foi para cima do Corinthians, mas viu o maior rival não ficar na defensiva e também ir ao ataque nos primeiros minutos. As primeiras defesas, inclusive, foram de Weverton, em lances de Garro e Matheus Bidu.
Depois de uma investida do Timão, o Verdão passou a dominar as ações do jogo, até Aníbal ser expulso por dar uma cabeçada em Martínez, do Corinthians. A equipe comandada por Dorival Júnior até tentou ir para cima por estar com um a mais, mas encontrou dificuldade em chegar tocando a bola pelo chão.
Os mandantes tentaram levar perigo, principalmente em cruzamentos, com Hugo Souza sendo obrigado a defender cabeçada de Gustavo Gómez. Contudo, foi o Corinthians que abriu o placar em bola parada: Garro cobrou escanteio, Raniele cabeceou e Matheus Bidu guardou, fazendo 1 a 0 para o Time do Povo.
A arbitragem deu sete minutos de acréscimos, que não foram utilizados por nenhuma das equipes até a ida para o vestiário.
Segundo tempo
O ritmo seguiu o mesmo na etapa final, mesmo com o Palmeiras tendo um jogador a menos. Por conta disso, Abel Ferreira decidiu reforçar o ‘alto’ da equipe, colocando Flaco López. A melhor chegada, contudo, foi com Giay e Maurício, mas a finalização do meia passou ao lado do gol.
Em jogada de bola parada, Garro cobrou na cabeça de Gustavo Henrique e, aos 15 minutos, o Corinthians ampliou ainda mais a vantagem no Derby: 2 a 0 na partida e 3 a 0 no agregado. A torcida palmeirense ameaçou aumentar a voz, mas durou poucos minutos.
Para buscar o resultado, o Palmeiras foi para cima e acabou deixando espaço na defesa, mas o time comandado por Dorival Júnior não conseguiu aproveitar as chances. Após os 40 minutos, a torcida alviverde passou a gritar “Vergonha, vergonha, time sem vergonha” e logo depois fez protestos a Abel Ferreira, que aplaudiu de forma irônica a atitude.
Emi Martínez foi expulso nos minutos finais e o Corinthians controlou a posse até o apito final, garantindo a classificação sem sustos.
Próximo compromisso
Ambos entram em campo pelo Brasileirão na próxima partida. O Palmeiras enfrenta o Ceará, dentro de casa, no domingo, às 16h. Do outro lado, o Corinthians visita o Juventude na segunda-feira, 11, às 20h