Corinthians e Atlético Mineiro termina como jogo com maior número de cartões para o Timão desde 2012

Foto: Pedro Souza
No último domingo (14), Corinthians e Atlético Mineiro empataram sem gols na estreia do Campeonato Brasileiro, na Neo Química Química Arena. O jogo ficou marcado por muitas faltas, cartões e reclamações com a arbitragem. O Timão voltou a ter oito cartões apresentados contra o time em um mesmo jogo após 12 anos. A última vez que isso aconteceu foi contra o Emelec, pela Libertadores de 2012.
Na ocasião, o confronto era válido pelas oitavas de final da competição e também terminou com um empate sem gols. O duelo aconteceu no Equador e teve como amarelados Chicão, Leandro Castán, Willian, Emerson Sheik, Edenílson, Danilo e Jorge Henrique duas vezes. À época, também houveram muitas manifestações contra a arbitragem da partida, principalmente por parte do então presidente Mário Gobbi.
Neste último domingo (14),o Corinthians voltou a ter oito atletas amarelados em uma mesma partida. Romero, Fagner, Raniele, Yuri Alberto, Matheuzinho, Hugo, Maycon e Carlos Miguel. Além deles, o treinador António Oliveira também recebeu dois cartões amarelos e acabou expulso. Porém, a estatística leva em conta apenas jogadores.
Outro ponto de coincidência entre as duas partidas é que o clube do Parque São Jorge era um time acostumado a cometer poucas faltas e levar poucos cartões nas duas épocas. Em 2012, a equipe havia levado sete cartões nos seis primeiros jogos da Libertadores. Só na partida seguinte, levou oito. Já levando em consideração o duelo contra o Atlético, vale ressaltar que o Corinthians ganhou o troféu Djalma Santos, no Paulistão 2023, e o Prêmio Fair Play no Brasileirão do mesmo ano, que celebraram as equipes que menos fizeram faltas durante as competições.