Juventude e Corinthians foram denunciados ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após a partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O motivo principal foi o uso de sinalizadores pela torcida corintiana no estádio Alfredo Jaconi, durante o confronto entre as equipes.
Ambos os clubes foram enquadrados no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da falta de prevenção de desordens, e podem ser multados entre R$ 10 mil e R$ 100 mil.
[caption id="attachment_429380" align="aligncenter" width="984"]

Torcida do Corinthians com sinalizadores - Foto: José Edgar de Matos[/caption]
Os problemas disciplinares se estenderam além dos clubes. O preparador físico do Juventude, Marcos Galgaro, foi denunciado por conduta inadequada ao ofender o árbitro após uma expulsão, podendo ser suspenso de um a seis jogos. Pelo lado do Corinthians, o executivo de futebol Fabinho Soldado também foi denunciado por ofensas ao árbitro ao término do jogo e poderá enfrentar uma punição similar.
O segundo jogo entre Juventude e Corinthians, que decidirá a vaga nas semifinais da Copa do Brasil, ocorrerá em 11 de setembro, na Neo Química Arena. Após a vitória do Juventude no primeiro duelo, o Corinthians precisará de uma vitória por pelo menos um gol de diferença para levar a disputa aos pênaltis.