O Corinthians vai enfrentar o Independiente Santa Fe, da Colômbia, na final da Conmebol Libertadores Feminina de 2024. A decisão acontece no sábado (19), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai. A partida está prevista para às 17h.
O duelo reedita a final da Libertadores de 2021, quando as Brabas enfrentaram o Santa Fe no dia 21 de novembro daquele ano. Na ocasião, o Timão venceu por 2 a 0, com gols de Gabi Portilho e Adriana, ambos marcados no primeiro tempo. O jogo aconteceu no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, no Uruguai.
Aquela vitória garantiu ao Corinthians o tricampeonato da Libertadores Feminina, após uma campanha perfeita: seis jogos, seis vitórias, 100% de aproveitamento, 24 gols marcados e apenas dois sofridos. Com o título, o Timão se igualou ao São José-SP como o maior vencedor da competição até então.
Além disso, na época, o prêmio pelo título foi de 85 mil dólares, o equivalente a cerca de R$ 476 mil. Para a edição de 2024, a premiação para o campeão aumentou para 2 milhões de dólares, hoje aproximadamente R$ 10 milhões.
O time titular do Corinthians naquela final de 2021 era Kemelli, Katiuscia, Gi Campiolo, Yasmim, Juliete, Gabi Zanotti, Diany, Gabi Portilho, Tamires, Adriana e Vic Albuquerque. Das 11 jogadoras que começaram aquela partida, quatro estão no elenco deste ano: Yasmim, Gabi Zanotti, Gabi Portilho e Vic Albuquerque. Tamires e Jheniffer, reserva naquela ocasião, também seguem no time, mas se recuperam de lesão e não foram relacionadas para o torneio.