Na noite desta quinta-feira (24), o Corinthians enfrentou o Racing-ARG, em partida válida pelas semifinais da Copa Sul-Americana. A bola rolou às 21h30 na Neo Química Arena, com um início de jogo eletrizante, que teve dois gols marcados em 11 minutos e a primeira etapa encerrada em 2×1 para o clube alvinegro. No entanto, o Timão viu o clube argentino empatar em 2×2 e perdeu a chance de abrir vantagem para o jogo de volta.
PRIMEIRO TEMPO
Aos 6 minutos do primeiro tempo, Cacá cabeceou a bola para trás, e Salas, percebendo que o goleiro Hugo Souza estava adiantado, marcou por cobertura. O atacante do Racing-ARG mostrou agilidade na jogada, abrindo o placar precocemente para o clube argentino. A chuva e o campo molhado atrapalharam as trocas de passes envolventes, dificultando o andamento de um jogo com qualidade no início.
Próximo dos 11 minutos, essa dificuldade foi superada em uma boa jogada do Corinthians. Memphis Depay conseguiu se livrar da marcação em um belo lance, tocando para Yuri Alberto, que dominou mal, mas compensou com uma finalização por cobertura, empatando a partida em 1×1. Aos 18 minutos, o Timão teve outra chance em uma cabeçada de André Ramalho, após cobrança de escanteio, que terminou em uma excelente defesa do goleiro Arias.
O Corinthians manteve uma pressão interessante, dificultando a criação de jogadas do Racing, que mostrava dificuldade em jogar com a bola no chão e em propor o jogo. Houve uma substituição no time paulista, com Romero entrando no lugar de Martínez, que saiu machucado.
A marcação encaixada do Corinthians surtiu efeito, resultando em uma bola disputada no meio-campo, que foi tocada para Yuri Alberto. Ele driblou o marcador e, de fora da área, chutou colocado no canto inferior esquerdo do goleiro, marcando um belo gol que virou o jogo para o Timão. Um ponto relevante foi Memphis Depay, que atuou praticamente como um meia, construindo jogadas junto com Rodrigo Garro.
SEGUNDO TEMPO
No início da segunda etapa, o Racing-ARG chegou ao empate, fixando o 2×2 no placar. A equipe argentina marcou após uma belíssima tabela entre Almendra e Martirena, que finalizou de fora da área. Logo em seguida, Almendra arriscou mais um chute na entrada da área, que também ia em direção ao canto do gol, mas Hugo Souza fez a defesa.
Depois do gol, o Corinthians começou a ter mais dificuldades para impor seu jogo, tornando a partida mais favorável ao Racing, que, entretanto, não teve grandes chances claras. O campo molhado continuou atrapalhando os atletas, dificultando jogadas individuais e o domínio com qualidade.
Aos 43 minutos, o Corinthians teve uma ótima oportunidade com um cruzamento de Coronado na área. A bola foi lançada no alto e encontrou Romero na pequena área, mas o paraguaio se esticou todo e não conseguiu marcar.
Por volta dos 50 minutos, o alvinegro conseguiu mais duas chances, com um chute de Cacá, que parou em uma defesa do goleiro Arias, e um chute de Depay, que passou muito perto do gol, mas foi para fora.
Foi uma partida com poucas chances claras no segundo tempo, representando bem o equilíbrio de um duelo entre Brasil e Argentina.
O empate em 2×2 foi um ótimo resultado para o Racing-ARG, que veio em busca desse placar para evitar a necessidade de propor o jogo em casa. Para o Corinthians, o resultado foi frustrante para a torcida, que esperava uma vitória, e pode complicar a equipe no jogo de volta na Argentina.
ESCALAÇÕES
Corinthians: Hugo Souza; Matheus Bidu, André Ramalho, Cacá e Fagner; Martínez, Charles, André Carrillo e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.
Técnico: Ramón Díaz
Substituições: Á. Romero (Martínez); Alex Santana (Charles); Breno Bidon (A. Carrillo); Matheuzinho (Fagner); Igor Coronado (Rodrigo Garro).
Racing-ARG: Arias; Di Césare, Sosa, García Basso e Martirena; Rojas, Quintero e Nardoni; Almendra, A. Martínez e Salas.
Técnico: Gustavo Costas
Substituições: Bruno Zuculini (Almendra); Quintero (Luciano Vietto); Santiago Quiros (Salas).