Corinthians joga com três zagueiros pela primeira vez no ano

Por: Bruno Rys Colesanti
1 ano atrás em 13 de maio de 2024
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians


No último sábado (11), o Corinthians perdeu para o Flamengo por 2 a 0 em jogo válido pela sexta rodada do Brasileirão. O treinador António Oliveira optou por mudar o esquema e entrar em campo com três zagueiros, o que não vinha sendo comum no Timão.


Em todas as 25 partidas anteriores no ano de 2024, o Alvinegro entrou em campo com uma linha de quatro na defesa. O confronto contra o Flamengo foi o primeiro em que o time entrou em campo com três zagueiros na temporada.


Em outras oportunidades, o português já havia utilizado o novo esquema, porém fez modificações durante as partidas. Contra o Racing-URU, por exemplo, Cacá entrou para formar o trio com Félix Torres e Gustavo Henrique, o mesmo que iniciou o jogo de sábado (11).


Vale ressaltar que no começo da temporada, com Mano Menezes no comando, e no início da trajetória de António, os únicos zagueiros disponíveis no elenco eram Félix e Caetano, o que praticamente impossibilitava uma opção com linha de três na defesa.


Raul Gustavo iniciou a temporada machucado, Gustavo Henrique chegou ao clube com um déficit físico e Cacá foi o último reforço para a temporada, tendo chegado ao clube apenas em abril. Agora, com todos disponíveis, o treinador começa a enxergar a possibilidade de um novo esquema.


Vale ressaltar que António já usava esse modelo tático em alguns momentos de partidas. Raniele, que é primeiro volante, muitas vezes “afundava” entre os dois zagueiros para fazer uma saída de bola em três.




Sobre a derrota para o Flamengo, em sua coletiva, o comandante não atribuiu à mudança repentina de esquema tático.


“Sob o ponto de vista estrutural, ele não tem nada haver com o resultado do jogo. A expectativa de gol do Corinthians foi superior à do Flamengo. E não foi depois por termos mudado a linha de quatro que criamos muitas situações. Não tem nada haver com isso.”