Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Corinthians leva vantagem em duelos eliminatórios contra o Vasco

Final da Copa do Brasil de 2025 será o oitavo confronto de mata-mata entre os clubes, com retrospecto amplamente favorável ao Timão

Por: Neila Gonçalves
12 horas atrás em 17 de dezembro de 2025
Foto: Divulgação/Sportingbet

Corinthians e Vasco da Gama voltarão a se enfrentar fora do Campeonato Brasileiro após uma década. A final da Copa do Brasil de 2026 marcará o oitavo duelo eliminatório entre os dois clubes, retomando um histórico decisivo que não acontecia desde as quartas de final da Libertadores de 2012, quando o Timão levou a melhor.

O retrospecto em confrontos de mata-mata é amplamente favorável ao Corinthians. Em sete encontros anteriores, o Vasco conseguiu eliminar o rival apenas uma vez. A única classificação cruz-maltina ocorreu em 1953, no Torneio Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer, competição organizada pela CBD com chancela da FIFA.

Naquela ocasião, as equipes se enfrentaram no Maracanã, com duas vitórias do Vasco na semifinal. O clube carioca avançou à decisão e conquistou o título ao superar o São Paulo na final do torneio internacional, disputado em solo brasileiro.

Nos demais confrontos eliminatórios, o Corinthians levou a melhor em seis oportunidades. O duelo mais emblemático entre os clubes aconteceu na final do Mundial de Clubes de 2000. Após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação — único confronto entre as equipes decidido nos pênaltis —, o Timão conquistou o título nas cobranças alternadas.

Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu converteram suas cobranças pelo Corinthians. O goleiro Dida defendeu o chute de Gilberto, colocando o clube paulista em vantagem. Marcelinho Carioca teve a chance de garantir o título, mas parou em Hélton. Na sequência, Edmundo desperdiçou a última cobrança do Vasco ao mandar a bola para fora, decretando a vitória corintiana por 4 a 3 e o primeiro título mundial do clube, celebrado com invasão da Fiel Torcida ao gramado do Maracanã.

Além do Mundial, Corinthians e Vasco se enfrentaram em mata-matas pela Libertadores, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e competições interestaduais, sempre com vantagem alvinegra, exceto no torneio de 1953.







Todos os confrontos eliminatórios entre Corinthians e Vasco





Taça Libertadores 2012 – Quartas de final
Ida: Vasco 0 x 0 Corinthians
Volta: Corinthians 1 x 0 Vasco

Copa do Brasil 2009 – Semifinal
Ida: Vasco 1 x 1 Corinthians
Volta: Corinthians 0 x 0 Vasco

Copa Sul-Americana 2006 – Primeira fase
Ida: Vasco 0 x 1 Corinthians
Volta: Corinthians 1 x 3 Vasco

Mundial de Clubes 2000 – Final
Jogo único: Corinthians 0 (4 x 3) 0 Vasco

Copa do Brasil 1995 – Semifinal
Ida: Vasco 0 x 1 Corinthians
Volta: Corinthians 0 x 5 Vasco

Torneio Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer 1953 – Semifinal
Ida: Vasco 4 x 2 Corinthians
Volta: Corinthians 1 x 3 Vasco

Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo 1929 – Final
Ida: Corinthians 4 x 2 Vasco
Volta: Vasco 2 x 3 Corinthians

* O confronto pela semifinal da Florida Cup de 2017 não foi considerado por se tratar de torneio amistoso.