Com uma péssima campanha no Campeonato Paulista deste ano, marcada por uma grande reestruturação (gestão, elenco e técnicos) que gerou a eliminação precoce, o Corinthians terá uma missão bem difícil para garantir sua vaga na Copa do Brasil 2025.
Pertencente ao Grupo C junto com Bragantino, Inter de Limeira e Mirassol, o Timão ficou na terceira colocação com 14 pontos, somando 4 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. Durante o torneio, o clube passou por diversas novidades em relação à eleição do novo presidente, Augusto Melo, e seu vice, Osmar Stabile, e à demissão do técnico Mano Menezes após a derrota para o Novorizontino por 3 a 1.
Fonte: Olympics.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou o regulamento passando a valer da seguinte forma: as vagas são preenchidas de acordo com o desempenho nos campeonatos estaduais, sendo que a Federação Paulista tem direito a seis vagas na competição, das quais cinco são garantidas através da classificação no Campeonato Paulista.
Os quatro semifinalistas garantem automaticamente uma vaga no torneio, enquanto o time de melhor campanha que for eliminado nas quartas de final completa a quinta vaga.
Independente dos caminhos, o time alvinegro só depende de si e de seu desempenho no campo para conquistar a vaga na Copa do Brasil 2025, além de ser campeão em uma das vias que ainda disputa. Os cenários possíveis são: título da Copa do Brasil 2024, título da Copa Sul-Americana 2024 e classificação para a Libertadores 2025, por meio do Brasileirão.
Outro caminho é através da Copa Paulista, prevista para 16 de junho, que poderá ter 32 times participantes, sendo os oito melhores classificados nas Séries A1, A2, A3 e A4. Atualmente, o Corinthians ocupa a 11ª posição geral e terá a opção de participar do torneio, caso três dos cinco melhores cedam seu espaço.