Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Corinthians reformula base e aposta na ‘garotada’

Por: Pedro César Lélis
2 meses atrás em 2 de julho de 2025
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A diretoria interina do Corinthians, liderada por Osmar Stabile e o vice Armando Mendonça, iniciou uma revisão profunda nas categorias de base do clube. Nesse sentido, a medida visa reduzir custos e, consequentemente, tornar o elenco de jovens mais enxuto e eficiente. Isso ocorre especialmente após a gestão anterior ter contratado dezenas de atletas, muitos deles sem aproveitamento. Portanto, o objetivo é promover uma reestruturação mais sustentável para o futuro do clube.



Revisão e cortes na base











Ao contrário da administração passada, que realizou mais de 80 contratações para as categorias sub-17 e sub-20, a nova diretoria tem focado, desde o início, em analisar detalhadamente o desempenho dos jogadores. Liderada por Carlos Roberto Auricchio, conhecido como 'Nenê do Posto', e pelo executivo Alex Brasil, a equipe vem realizando reuniões constantes com as comissões técnicas para avaliar quem permanece e quem será dispensado.


Além disso, segundo apurou a Gazeta Esportiva, cerca de 25 atletas já tiveram seus contratos rescindidos. Dessa forma, essa análise rigorosa busca, portanto, conter gastos e evitar o crescimento descontrolado da folha salarial, numa tentativa clara de ajustar a estrutura da base para um modelo mais sustentável.













Novas medidas para controle e segurança


Além dos cortes, a diretoria planeja reforçar o controle no CT da base, instalando um sistema de acesso por biometria facial na entrada do centro de treinamento, que fica ao lado da estrutura profissional. A intenção é limitar a entrada de empresários e outras pessoas externas, concentrando reuniões com agentes apenas no Parque São Jorge.



Base inchada e preocupação da torcida


Durante a gestão de Augusto Melo, o clube contratou 87 atletas apenas para as categorias sub-17 e sub-20, muitos dos quais não chegaram a atuar pelo clube. Quatorze desses jovens já foram liberados, incluindo o meia Paulinho, que sequer entrou em campo pelo Timão.


Em maio, a torcida organizada Gaviões da Fiel visitou o CT para cobrar explicações após denúncias envolvendo supostas irregularidades na base, incluindo acusações de cobrança de propinas. Após reunião com a direção, a torcida não encontrou indícios de irregularidades.



Kauê Furquim e valorização da 'garotada'











Em meio a essa reorganização, o Corinthians inscreveu o jovem ponta Kauê Furquim, de 16 anos, para disputar o Campeonato Brasileiro. Desde o dia 5 de junho, Kauê treina com o elenco profissional sob o comando do técnico Dorival Júnior.


Além disso, a chegada do atleta representa uma aposta em velocidade para o time principal, uma função que vinha sendo ocupada de forma improvisada por jogadores como Romero e Memphis Depay, ou por Talles Magno, que está próximo do fim do seu empréstimo. Vale destacar que, além de Kauê, outros jovens como Bahia, Dieguinho, Gui Negão, Cadu e Guilherme Gama também participam dos treinos durante a Data Fifa.


Por fim, Kauê tem contrato válido até março de 2028 e já disputou oito jogos pelo sub-17 nesta temporada.


Futuro da diretoria e Assembleia Geral












A gestão interina permanecerá no comando do clube até 9 de agosto, quando, então, os sócios decidirão, em Assembleia Geral presencial, se mantêm ou destituem o presidente Augusto Melo. O encontro acontecerá no Parque São Jorge, das 9h às 17h, e, portanto, definirá o futuro administrativo do Corinthians.