A história da final do Brasileirão Feminino começou a ser escrita hoje (15), no Morumbis, onde São Paulo e Corinthians entraram em campo pelo jogo de ida da decisão. Mesmo fora de casa, as Brabas souberam ser mais efetivas e aplicaram 3 a 1, levando boa vantagem para semana que vem.
No início, o São Paulo pressionou mais e fez com que a zaga corinthiana errasse algumas vezes. Apesar de ter tido boas oportunidades, faltou calibrar a mira, enquanto o Corinthians, apesar dos erros, conseguiu administrar o placar. A estrela da maior artilheira da história do alvinegro brilhou, com Vic Albuquerque marcando duas vezes e chegando a 106 gols.
O jogo final está marcado para o próximo domingo (22), com início também às 10h, na Neo Química Arena. Em caso de empate no placar agregado, os times decidirão o título de 2024 nas penalidades máximas.
Primeiro tempo
As duas equipes começaram a partida apostando na experiência de algumas veteranas para compor a escalação inicial e trazer mudanças. O São Paulo iniciou pressionando bastante pelo lado esquerdo, mas sem ser efetivo na grande área. Aos oito, o tricolor tentou jogada ensaiada pela direita com Bia Menezes e Letícia Alves, mas Nicole saiu do gol e ficou com a bola.
Aline conseguiu grande oportunidade tricolor aos 11, quando carregou a bola sozinha e acabou finalizando cruzado, direto para fora. O impedimento foi marcado na sequência. Aos 20, após cobrança de escanteio, o Timão tentou aproveitar a sobra com três jogadoras, mas Carlinha estava atenta e matou a jogada. No contra-ataque, Camilinha acelerou mas errou o chute.
O Corinthians abriu o placar aos 22, no lance seguinte. Vic Albuquerque pegou a bola na direita e cruzou para área, deixando Millene livre para empurrar para dentro do gol. Aos 25, o São Paulo tentou com Aline e Mari Santos, mas a jogadora finalizou por cima do gol.
O primeiro cartão amarelo da partida saiu para o banco do São Paulo, depois do auxiliar Sullivan Mello reclamar da arbitragem. Aos 30, a capitã Aline superou a marcação na entrada da área e ficou de cara com a goleira, mas pegou mal e a bola acabou subindo.
A árbitra apitou o fim do primeiro tempo aos 48. Placar até o momento: 0x1.
Segundo tempo
Mesmas escalações para o reinício da partida. Logo aos três, Portilho recebeu pela direita e encontrou Millene no cruzamento. A atacante ficou sem espaço e deixou para Vic Albuquerque, que chegava em condição e não desperdiçou para ampliar a vantagem alvinegra. A artilheira recebeu amarelo por usar máscara na comemoração.
Com nove minutos, primeiras alterações no São Paulo, nas saídas de Laryh e Mariana Santos para as entradas de Isa e Ariel Godoi. Do lado corinthiano, um pouco antes Gabi Portilho se chocou com Camilinha e ficou sentindo muito do lado de fora do campo. Carol Nogueira entrou na vaga na sequência.
Aos 21, Jaqueline tentou de muito longe para pegar Carlinha sem posicionamento, mas a atacante mandou sem perigo para fora. Com 23, Ariel Godoi acelerou pela direita em profundidade, mas Dani Arias chegou para matar o contra-ataque tricolor. Godoi ficou na bronca com a bandeirinha por ter marcado falta no lance e recebeu cartão amarelo.
Em cobrança de falta aos 30, Rafa pegou na bola e contou com desvio para matar a tentativa. No lance seguinte, bate e rebate dentro da pequena área do Timão e as jogadoras tricolores não conseguiram aproveitar a oportunidade. Pela direita, o São Paulo mandou para o gol, mas Nicole fez boa defesa.
Aos 42, Eudimilla mandou um chute na trave após cobrança de lateral corinthiana. Contudo, o impedimento foi marcado em seguida. No próximo minuto, Vic Albuquerque arriscou da intermediária e marcou o terceiro do Timão e seu segundo no jogo. Isa e Kaká também foram amareladas.
Já nos acréscimos, o São Paulo pressionou na área corinthiana e conseguiu roubar a bola para diminuir o placar depois de bobeada da zaga, aos 50. Serrana fez jogada com Ariel Godoi, que mandou para a rede descontando.
Placar final: 1×3.
Escalações
São Paulo: Carlinha; Letícia Alves, Kaká, Ana Alice e Bia Menezes; Robinha (Serrana), Maressa, Aline (Vivian) e Camilinha (Rafa Mineira); Laryh (Isa) e Mariana Santos (Ariel Godoi). Técnico: Thiago Viana.
Corinthians: Nicole; Paulinha, Dani Arias, Mariza e Isabela (Yasmim); Yaya, Vic Albuquerque e Duda Sampaio (Ju Ferreira); Gabi Portilho (Carol Nogueira), Jaqueline (Gabi Zanotti) e Millene (Eudimilla). Técnico: Lucas Piccinato.