Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Corinthians vence e é hexacampeão do Brasileiro Feminino

Por: Beatriz Quintino
12 meses atrás em 22 de setembro de 2024
Foto: Staff Images/CBF


O Corinthians é o grande campeão do Campeonato Brasileiro Feminino de 2024. O Timão venceu novamente o rival São Paulo, por 2 a 0, na manhã deste domingo (22), em partida realizada na Neo Química Arena. O jogo também marcou um novo recorde de público para o futebol feminino de clubes na América do Sul, com 44.529 torcedores presentes.


Com o placar agregado de 5 a 1, em sua oitava final seguida do campeonato, o Corinthians conquistou seu quinto título brasileiro consecutivo, o sexto no total (2018, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024). Do outro lado, o São Paulo, fazendo sua primeira final, ficou com o vice-campeonato inédito fazendo sua melhor campanha até aqui.


 


Primeiro tempo


O Corinthians começou com mais posse de bola, criando volume, tentando avançar no campo de ataque. O São Paulo encontrava dificuldades para sair jogando, pressionado pela equipe alvinegra.


A primeira finalização ao gol veio aos 9 minutos, quando Jaque recebeu na entrada da área e chutou, mas a goleira Carlinha fez a defesa. Aos 24 minutos, Yaya arriscou um chute forte de longe, mas a bola passou ao lado do gol.


Após a parada para hidratação, o jogo ficou mais truncado, com os times se estudando e criando menos chances claras de gol. Aos 33, Isa Guimarães caiu dentro da área e as jogadoras do São Paulo pediram pênalti, mas a arbitragem mandou seguir.




As melhores oportunidades do São Paulo saíram mais ao fim da parcial. Aos 43 minutos, Camilinha encontrou Aline Milene livre, que entrou na área frente a frente com a goleira Nicole, mas a atacante tricolor demorou a finalizar. Assim, Mariza entrou bem no lance e travou o chute, evitando a chance tricolor.


Logo em seguida, o Tricolor chegou a balançar as redes com Ana Alice encobrindo a goleira Nicole. No entanto, a jogadora estava em posição irregular e o impedimento foi marcado, mantendo o placar em 0 a 0 até o final do primeiro tempo.


 


Segundo tempo


Logo no início do segundo tempo, o São Paulo perdeu mais uma chance clara de abrir o placar. Aline Milene dominou após um erro na saída de bola da goleira Nicole. A sobra ficou com Camilinha, que finalizou mal, isolando a bola para fora.


Aos 19 minutos, o placar finalmente foi aberto. O Corinthians construiu a jogada trabalhando a bola no meio-campo. Yasmim cruzou para a área, Vic Albuquerque ajeitou para Jaqueline, que finalizou com precisão, ampliando a vantagem das Brabas na final.



Jaqueline abriu o placar na #CasaDoPovo!🖤🏟️2T | 34 min | Corinthians 1 x 0 São Paulo#AsBrabas#VaiCorinthians


Corinthians – Futebol Feminino (@sccpfutfeminino.bsky.social) 2024-09-22T14:46:29.603Z



Com a vantagem ainda mais consolidada, o Timão passou a controlar melhor o jogo e não sofreu mais com as investidas do São Paulo. Para fechar com chave de ouro, aos 44 minutos, Gabi Zanotti puxou um contra-ataque e encontrou Carol Nogueira, que finalizou com maestria para marcar o segundo gol, consolidando o hexacampeonato do alvinegro.


Perto do fim, o São Paulo ainda teve uma jogadora expulsa. Robinha fez uma entrada dura em Eudimilla e, após revisão do VAR, recebeu o cartão vermelho. Sem tempo para mais nada, o Corinthians confirmou seu favoritismo e conquistou o título do Campeonato Brasileiro Feminino.


 


Escalações 


Corinthians: Nicole Ramos; Belinha, Dani Arias (Erika), Mariza e Yasmim; Yaya, Duda Sampaio (Ju Ferreira) e Vic Albuquerque; Gabi Portilho (Eudimilla), Jaqueline (Carol Nogueira) e Millene (Gabi Zanotti). Técnico: Lucas Piccinato.


São Paulo: Carlinha; Leticia Alves, Kaká, Ana Alice (Jessica Soares) e Bia Menezes; Duda Serrana, Dudinha (Mariana Santos), Maressa (Robinha) e Camilinha (Rafa Mineira); Aline Milene e Isabelle Guimarães (Laryh). Técnico: Thiago Viana.