O Corinthians venceu o Santos por 1 a 0 neste domingo, 18, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, jogando na Neo Química Arena. O gol da partida foi marcado justamente por Yuri Alberto, artilheiro corintiano na temporada com 12 gols, maior goleador do estádio com 44 tentos marcados e ex-jogador do Peixe.
Com o resultado, o Timão chegou a 13 pontos, ocupando a 8ª posição na tabela, enquanto o Alvinegro Praiano estaciona no 19º lugar, com 5 pontos.
Corinthians: Hugo Souza, Félix Torres, André Ramalho, Cacá e Angileri; Maycon, Carrillo (Ryan), Martínez, Breno Bidon (Romero) e Coronado (Raniele); Yuri Alberto.
Treinador: Dorival Júnior.
Santos: Gabriel Brazão, Léo Godoy, Zé Ivaldo, Luan e Escobar; Rincón e Zé Rafael (Bontempo); Rollheiser (Luca Meirelles), Barreal (Thaciano), Soteldo (Matheus Xavier) e Tiquinho Soares (Deivid Washington).
Treinador: Cléber Xavier.
A partida começou equilibrada, porém com mais posse de bola para a equipe corintiana. A principal estratégia para chegar à área adversária foram as escapadas em velocidade com Carrillo e Yuri Alberto pelos mandantes, e com Soteldo pelos santistas, mas sem muito perigo.
A primeira oportunidade mais clara foi do Peixe, aos 21 minutos, em cruzamento perfeito de Rollheiser para Zé Ivaldo, que, sozinho e quase na pequena área, cabeceou para fora.
Dez minutos depois, o Santos, que se portava melhor em campo, chegou mais uma vez com perigo. Em novo cruzamento do argentino Rollheiser, a bola sobrou com Barreal dentro da área. Ele buscou o ângulo direito de Hugo Souza, mas finalizou para fora da meta.
Já o Corinthians foi assustar somente aos 39 minutos, em cobrança de falta de Igor Coronado no canto esquerdo da intermediária. O camisa 77 chutou com efeito por cima da barreira, mas parou em ótima defesa do goleiro Gabriel Brazão.
Sem mais jogadas inspiradas de nenhuma das equipes, a primeira etapa terminou empatada em 0 a 0, com uma leve superioridade do Alvinegro Praiano.
Na volta do intervalo, o jogo recomeçou ainda mais disputado do que jogado. Muita briga no meio-campo e poucas chegadas ofensivas.
Até que, aos 20 minutos, Martínez recebeu a bola na ponta direita, foi pra cima da marcação e cruzou na cabeça de Yuri Alberto. O camisa 9 aproveitou a oportunidade e testou para abrir o placar da partida. Brazão até conseguiu fazer a defesa, mas a bola já havia ultrapassado a linha.
Aos 34 minutos, Escobar e Martínez se estranharam após uma disputa de bola, e o árbitro Raphael Claus advertiu os dois com cartão amarelo. No entanto, o santista já estava pendurado e acabou expulso, dificultando ainda mais a reação do Peixe.
Três minutos após ficar com vantagem numérica, André Ramalho encontrou Yuri em profundidade. O atacante arrancou com a bola, cortou o zagueiro Zé Ivaldo e finalizou de esquerda, raspando a trave adversária e levando muito perigo.
Aos 40 minutos, imitando André Ramalho, Félix Torres acionou o artilheiro do Timão na temporada, e dessa vez ele não perdoou: Yuri Alberto cavou de esquerda por cima do goleiro e ampliaria a vantagem corintiana, se não fosse por uma falta do equatoriano no início da jogada.
Sem mais grandes oportunidades, o Corinthians soube controlar a reta final e garantiu mais três pontos no Brasileirão.
Em novo confronto paulista, o Corinthians enfrenta o Novorizontino pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, na Neo Química Arena, quarta-feira, 21, às 21h30.
Já o Santos encara o CRB, também pela Copa do Brasil, na quinta-feira, 22, às 21h30, no Estádio Rei Pelé.
Tanto o Timão quanto o Peixe empataram o jogo de ida, por 2 a 2 e 1 a 1, respectivamente.