Corte nas cotas da Série A2 preocupa clubes da competição

Queda nas cotas da Série A2 preocupa clubes, mas novo formato anima dirigentes

Por: Lucas Soares
3 horas atrás em 6 de novembro de 2025
Foto: Rodrigo Corsi/Ag Paulistão



A redução de cerca de 25% nas cotas de participação da Série A2 do Campeonato Paulista de 2026 acendeu o alerta entre alguns dos dirigentes dos 16 clubes que disputarão o torneio. A decisão foi confirmada no Conselho Arbitral realizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Na edição deste ano, as equipes receberam em média R$ 600 mil, e embora a FPF ainda não tenha divulgado o novo valor, a entidade estuda formas de compensar a queda, como a redução de custos operacionais obrigatórios.

Entre os clubes do Grande ABC, o impacto preocupa especialmente Santo André e Água Santa. O executivo de futebol do Santo André, Sérgio Soares, reconheceu que a diminuição interfere diretamente no planejamento do Ramalhão.

“Esse dinheiro sempre fez parte da receita do clube para montagem do elenco e agora traz certa dificuldade. Temos que nos antecipar no mercado e sair na frente dos outros clubes que têm mais poder monetário dentro da A2 para que os efeitos desta diminuição não sejam tão grandes”, afirmou.

Apesar das dificuldades financeiras, os dirigentes aprovaram o novo formato da Série A2, que trará quadrangulares na segunda fase antes das semifinais que definirão o acesso.

“Gosto deste modelo que valoriza a regularidade. Se houver equilíbrio, o acesso será consequência”
, completou Soares.

A Série A2 de 2026 começa em 11 de janeiro, com 25 datas oficiais e 16 clubes em busca de duas vagas na elite do futebol paulista.