Foto: Rubens Chiri / São Paulo FCApesar de imensidão de críticas da torcida e pedidos de demissão do técnico, Carpini tem, até o momento, um aproveitamento dos pontos disputados superior ao da última passagem de Dorival Júnior no clube.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.

Foto: Gledston Tavares
Thiago e o elenco do São Paulo conquistaram 57,1% dos pontos disputados até o momento na temporada – são seis vitórias, seis empates e apenas duas derrotas em 14 jogos. As duas partidas eliminatórias do time terminaram em empate e foram para os pênaltis, na derrota de domingo contra o Novorizontino e na conquista da Supercopa do Brasil contra o Palmeiras.
No ano passado, enquanto comandado por Dorival, o tricolor teve 54,3% de aproveitamento em 54 jogos, registrando 25 triunfos, 13 empates e 16 derrotas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/C/W/MtuFhASti3EKAlAq3jsw/rib2125.jpg)
Foto: Marcos Ribolli
Thiago Carpini foi oficializado como treinador do São Paulo no dia 12 de janeiro e iniciou os trabalhos no CT do clube no dia seguinte. Após uma semana de treinamento, já estreou junto à equipe na temporada na vitória por 3 a 1 contra o Santo André. Pouquíssimo tempo de pré-temporada com o elenco, que resultou numa tentativa de aproveitar o trabalho anterior, utilizando do Paulistão como uma extensão da pré-temporada, testando diferentes esquemas e formações táticas.
Agora, eliminado precocemente do estadual, o treinador terá mais de duas semanas inteiras para preparar o time para a primeira rodada da Libertadores, na qual o tricolor enfrenta o Talleres, em Córdoba, no dia 04 de abril. Será a oportunidade para o jovem técnico aprimorar a equipe com calma, contando com as informações e vivências da campanha medíocre do time no Campeonato Paulista como indicador do que o conjunto precisa aprimorar para o restante do ano.
É possível que até a data de estreia do clube no Brasileirão, dia 13 de abril, contra o Fortaleza, o elenco já tenha Rodrigo Nestor, Luiz Gustavo e Jonathan Calleri todos a disposição, atletas que estiveram ausentes na eliminação contra o Novorizontino. Wellington Rato, Rafinha, Lucas, Arboleda e Igor Vinícius foram outros jogadores importantes do elenco que perderam partidas por lesão em 2024.
Não há dúvidas que a inédita vitória sobre o Corinthians na Neo Química Arena, por 2 a 1, e a conquista da Supercopa do Brasil contra o rival e protagonista do futebol brasileiro nos últimos anos, Palmeiras, deram grande moral para Carpini entre os torcedores e a diretoria, que afirmou ter contratado o treinador após muito estudo e confiar no seu trabalho e evolução a longo prazo.
O início de trajetória na Copa Libertadores e no Brasileirão irão determinar o futuro de Thiago no São Paulo, já que a pressão da torcida deve ficar insustentável com uma sequência de resultados ruins após o fracasso no paulista.