Danilo é um dos principais nomes brasileiros no futebol europeu, sendo peça fundamental na Juventus, da Itália, e frequentemente convocado para a Seleção Brasileira. Com passagem campeã pelo
Santos, no início da década passada, ele externou a prioridade de um possível retorno ao Peixe, caso aconteça uma volta para jogar no futebol brasileiro.
"Neste ano seria impossível, é uma coisa impossível. Estou totalmente focado no projeto da Juventus, com o Thiago Motta, que acabou de chegar, tem uma ideia de futebol muito moderna, que me interessa. Mas depois disso, eu não sei se vou voltar para o Brasil, mas se eu voltar, tenho duas prioridades: o Santos e o Flamengo. São as duas equipes que eu jogaria no Brasil.", disse o lateral-direito, em entrevista à TNT Sports.
[caption id="attachment_404349" align="alignnone" width="1024"]

Danilo permanecerá na Juventus em 2024. Foto: Gabriele Maltinti/Getty Images[/caption]
Hoje com 32 anos, Danilo esteve presente no memorável time do Santos dos anos 2010 e 2011, sendo campeão da Libertadores em seu último ano pelo clube. Apesar da história, ele foi revelado pelo América-MG e se transferiu para o Peixe jovem, criando essa conexão com a instituição. Desde sua saída, ele passou pelos gigantes europeus Porto, Real Madrid, Manchester City e, agora, Juventus.
O Santos, por outro lado, vive a pior fase de sua história, lutando pelo acesso na Série B do Brasileirão e numa sequência de quatro derrotas seguidas em meio à isso. A próxima partida do Peixe acontece nesta quarta-feira (19), diante do Goiás, em confronto direto por uma vaga no G4 da segunda divisão. O duelo ocorre na Vila Belmiro, às 19h (de Brasília), podendo acontecer demissões após o apito final.