No último sábado (15), o Ituano foi derrotado pelo Paysandu, no estádio Novelli Júnior, pela 10° rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em um jogo maluco, o Papão bateu o Galo por 5 a 3 e afundou o clube paulista na zona de rebaixamento da competição.
A defesa do Rubronegro vem sendo o grande problema da equipe na competição. Com nove gols sofridos nos últimos dois jogos, o time disparou no ranking de pior defesa da Série B, com 22 gols sofridos. Em toda a temporada de 2024, foram 43 gols em 23 partidas.
Com a chegada de Valentim como novo técnico na reta final do Paulistão, os números ofensivos melhoraram bastante, mas a defesa acabou piorando seu rendimento. Em 12 jogos sob seu comando, foram 27 gols sofridos.
“O que tem que acontecer nos treinos é que façamos que o adversário tenha menos oportunidades claras. Minhas equipes sempre foram muito equilibradas. Equilibrar bem, ganhar os duelos, ser mais forte defensivamente e ter mais imposição defensiva”, pontuou Alberto Valentim após o jogo.
[caption id="attachment_404158" align="aligncenter" width="984"]

Valentim em entrevista no jogo contra o Paysandu - Foto: Miguel Schincariol[/caption]
Na rodada anterior, a equipe já havia perdido para o Coritiba por 4 a 2. Nas duas ocasiões, o Galo sofreu o 3 a 0 no placar ainda na primeira etapa. Contra o Paysandu, os três primeiros gols foram marcados em um intervalo de apenas nove minutos.
O Ituano volta a campo na próxima terça-feira (18) para enfrentar, fora de casa, o Guarani, às 19h. O Bugre é o único time pior que o Galo no campeonato. O perdedor da partida ocupará a lanterna da tabela