O atacante Dudu voltou a campo pelo Palmeiras no último domingo (15), na vitória convincente de 5 a 0 sobre o Criciúma, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador, que veste a camisa 7, entrou aos 35 minutos do segundo tempo, substituindo Estêvão, e foi recebido com gritos de “Dudu, guerreiro” e aplausos calorosos da torcida.
Seu último jogo pelo Verdão havia sido em 4 de agosto, quando foi titular em um empate de 1 a 1 contra o Internacional, no Beira-Rio. Naquela ocasião, Dudu foi substituído no intervalo e, após isso, ficou afastado por 20 dias.
Ele sentiu uma dor na panturrilha antes do confronto contra o Flamengo, no dia 11 de agosto, e foi cortado da viagem para o Rio de Janeiro. A partir daí, iniciou um processo de recondicionamento físico. Abel Ferreira, em coletiva após o jogo contra o Flamengo, indicou que Dudu ficaria fora por pelo menos um mês, mas o retorno ocorreu antes do esperado.
Durante sua recuperação, Dudu se dedicou a treinos intensivos, frequentando a Academia de Futebol mesmo em dias de folga e participando de um jogo-treino com o time sub-20. Ele ficou à disposição de Abel Ferreira no dia 1° de setembro, durante a partida contra o Athletico-PR, mas permaneceu no banco e finalmente atuou novamente contra o Criciúma.