A derrota da Ponte Preta para o Guarani por 1 a 0 no dérbi, realizada no estádio Moisés Lucarelli, desencadeou uma série de protestos da torcida, insatisfeita com a má fase da equipe, que se encontra na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro.
O resultado negativo aumentou a pressão sobre o time, estacionado em 17º lugar na tabela, um ponto atrás do Botafogo-SP, que ocupa a primeira posição fora da zona de rebaixamento.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Logo após o apito final, a tensão tomou conta das arquibancadas e arredores do estádio. Revoltados com a sequência ruim da equipe, torcedores tentaram invadir o campo, o que levou à intervenção da Polícia Militar.
Para conter a situação, a PM precisou utilizar bombas de efeito moral e força para dispersar os manifestantes. A confusão não ficou restrita ao interior do estádio e se estendeu pelas áreas próximas ao portão principal, gerando tumulto tanto dentro quanto fora do Majestoso.
Confusão entre a PM e a torcida – Foto: Reprodução
Durante o confronto, alguns policiais militares e dois cavalos ficaram feridos. Torcedores também se machucaram no tumulto, mas, segundo o major Augusto Martinelli, comandante do Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia), não houve detenções. O episódio forçou o cancelamento da entrevista coletiva do técnico Nelsinho Baptista por motivos de segurança.
A aglomeração na porta dos vestiários ainda era grande cerca de 30 minutos após o fim da partida, com parte da torcida aguardando a situação se acalmar e outra pressionando a equipe por melhores resultados.
A normalização completa da situação só ocorreu por volta das 21h30, quase uma hora após o término do jogo. O dérbi registrou o maior público da Ponte Preta no ano, com 16.762 torcedores presentes.
O resultado agravou o cenário da Macaca na competição, que agora vê a necessidade urgente de recuperação nas próximas rodadas para evitar o rebaixamento à Série C. A diretoria e o elenco continuam sob forte cobrança da torcida, que pede mudanças para salvar o time de uma queda iminente.