Nesta segunda-feira (15), o Ituano perdeu por 2 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro, pela 15° rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Alberto Valentim teve muitos problemas para escalar seus onze iniciais. O técnico já sabia que não poderia contar com dez atletas entre lesionados e suspensos. Para piorar, também perdeu o goleiro e capitão Jefferson Paulino horas antes da partida. O atleta sentiu um incômodo muscular e não foi para o jogo.
Com muitos desfalques, jovens, que não estão acostumados a serem titulares, foram forçados a estar em campo, justamente contra a equipe mais forte da competição. O Ituano, que no geral já possui o terceiro elenco com menos idade da Série B, entrou em campo com um time mais jovem ainda.
[caption id="attachment_407633" align="aligncenter" width="1024"]

Kauan Richard, de 19 anos, vem sendo titular - Foto: Miguel Schincariol[/caption]
O time que entrou em campo contra o Santos tem uma média de 22,2 anos. Na zaga, três atletas formados na base: Lucas Dias, de 19, fez sua estreia como titular. Vinícius Poz, de 21, jogou apenas sua segunda partida. Kauan Richard foi o titular da lateral esquerda e está mais acostumado a jogar, mesmo com apenas 19 anos. No meio campo, Gabriel Falcão, de 23 anos, foi titular pela primeira vez na temporada. Ainda teve Zé Eduardo no ataque, que, mesmo com 25 anos, não está acostumado a receber muitas chances entre os titulares.
Para a próxima rodada, contra o CRB, no sábado (20), a situação deve ser amenizada. José Aldo, Léo Oliveira e Salatiel retornam de suspensão. Eduardo Diniz, Person, Yann Rolim e Thonny Anderson têm lesões mais leves e podem retornar. Quanto a Jefferson Paulino, ainda serão necessários mais exames.