Neste domingo (17), a Internacional entra em campo diante do Red Bull Bragantino às 16h00 pelas quartas de final do Paulistão, sonhando em chegar as semifinais novamente.
A última vez que isso ocorreu foi em 1986, no ano de ouro da equipe limeirense, que se sagrou campeã paulista. Na semifinal, o Leão eliminou o Santos, vencendo por 2 a 0 em plena Vila Belmiro e por 2 a 1 no Major Levy. Na final, após 0 a 0, a Inter venceu o Palmeiras por 2 a 1 no Morumbi, ficando com o troféu.

Foto: Agência Estado
ANOS DE OSTRACISMO
Após ter uma década de glórias nos anos 80, o clube teve uma decadência na década de 90, enfrentando alguns rebaixamentos.
Com a chegada do novo milênio, as coisas pioraram mais ainda, com gestões que atrasaram a Inter. Em 2010 foi o fundo do poço, disputando o último escalão, mas retornando no mesmo ano. Em 2014, a equipe viu seu maior rival, o Independente de Limeira, ficar uma divisão acima dela, conquistando o acesso sobre a própria Inter.

Foto: Orlando Lacanna
RENASCIMENTO
Após 7 anos seguidos na Série A-3, comandada por João Vallim, a Veterana voltou ao Paulistão A2 em 2017. Com o vice da Copa Paulista no mesmo ano, a Inter disputou vaga na Copa do Brasil pela primeira vez na história.
Dois anos depois, em 2019, veio mais um acesso, com um sabor muito especial, conquistando seu lugar no Paulistão A1 eliminando um dos maiores rivais, o XV de Piracicaba nos pênaltis, em pleno Estádio Barão de Serra Negra.

Foto: Rodrigo Corsi / FPF
VOLTA A ELITE
No segundo ano após a volta na elite estadual, em 2021, sob o comando de Thiago Carpini, a Internacional conquistou a vaga nas quartas de final pela primeira vez após o título paulista, sendo eliminada pelo Corinthians por 4 a 1.
Em 2024, a equipe começou mal a temporada, tendo duas derrotas e um empate nas três primeiras rodadas do estadual, Júnior Rocha comandou uma reação excepcional da equipe, batendo de frente com equipes muito mais fortes, e assegurando sua vaga no mata-mata.
Agora, a esperança do leonino com o título aumenta. Vale ressaltar que o clube não levanta uma taça desde 2004.