O Botafogo-SP conseguiu permanecer na Série B para a temporada que vem, mas fez a torcida sofrer com a iminência de um rebaixamento. Após a temporada, o clube começa a se reorganizar, principalmente pela liderança de Márcio Zanardi, que tentará fazer uma reformulação no elenco e no clube.
O presidente do conselho da Sociedade Anônima do Botafogo-SP, Adalberto Baptista, disse que o clube fez visitas para a construção de centro de treinamento para as categorias de base. Ele usou como exemplo Mirassol e Novorizontino, paulistas que vêm tendo sucesso no futebol nacional nos últimos anos.
“Temos que ter uma grande inveja boa, porque inveja ruim é maléfica, dos investimentos feitos na categoria de base. É isso que temos que espelhar e é só isso que falta. Eles fizeram de investimento na base, que realmente está gerando frutos. Eu achei, sinceramente, que a folha do Novorizontino fosse maior que a nossa, e não é porque eles têm três, quatro jogadores da base performando muito bem e diminuem o total da folha, a média fica menor.”, iniciou o treinador.
Como citado, Márcio Zanardi tenta implementar uma filosofia de trabalho no Pantera. Nisso está envolvido o uso da base, algo consolidado nos trabalhos passados do treinador. O dirigente afirmou que o clube fará um investimento nessa parte do futebol, esperando colher frutos no futuro.
“É onde vamos investir energia e dinheiro, porque pela escalada dos salários, temos que ter uma base forte ou está fadado a não ter sucesso. Era algo que em seis meses poderia estar 80% finalizado e em pleno uso. Agora é algo que vai demandar tempo, mas vai acontecer. Tenho certeza que a torcida vai ficar orgulhosa do projeto de base e futebol feminino que vamos fazer para o Botafogo.”, complementou Adalberto.