Dorival comemora, mas cobra: “Pontuação aquém do necessário”

Por: Pedro César Lélis
2 meses atrás em 16 de julho de 2025
Foto: Baggio Rodrigues/AGIF


O Corinthians quebrou um jejum e conquistou sua primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro ao vencer o Ceará por 1 a 0, na Arena Castelão, na noite desta quarta-feira, 16. Com gol de Talles Magno, após assistência de André Carrillo, o Timão somou três pontos importantes e subiu para a 9ª posição na tabela, com 19 pontos. Apesar da celebração, o técnico Dorival Júnior ressaltou que o desempenho na competição ainda está abaixo do esperado.






Resultado importante, mas longe do ideal


Na entrevista coletiva após a partida, Dorival comemorou o resultado, mas reforçou a necessidade de evolução.


“Foi realmente uma vitória importante, acredito que nos jogos anteriores também tivemos momentos importantes em que poderíamos ter definido. Acho que é um resultado que premia o trabalho que essa garotada vem fazendo, seria fundamental que acontecesse em um momento como esse”, afirmou o treinador.


Apesar do alívio, Dorival não escondeu a insatisfação com a campanha geral da equipe:
“É apenas um bom resultado e nada além disso. Nossa pontuação está aquém do que precisamos e necessitamos. Vamos trabalhar para que, rapidamente, a gente encontre um novo caminho e, se Deus quiser, brigar pelas primeiras posições.”






Retomada da confiança e foco na sequência


O técnico destacou que o time merecia uma vitória pelas atuações anteriores, mas reconheceu as dificuldades enfrentadas no Castelão.
“Tenho consideração importante com todos, uma partida difícil e complicada. Um resultado que nós já tenhamos merecido em jogos anteriores pela posse e criação de oportunidades, que acaba surgindo nesse momento. Jogo difícil, equilibrado, a bola muito viva, não vamos tocar no assunto do gramado, merecíamos mais qualidade. Independente do gramado, foi fundamental o momento. Espero que isso retome a confiança da equipe e que a gente mantenha a consistência buscando gols para alcançarmos os resultados.”






Talles Magno desencanta após longa seca


O gol da vitória foi marcado por Talles Magno aos 25 minutos do segundo tempo. A jogada foi construída por Carrillo, que entrou na etapa final e deu novo fôlego ao ataque alvinegro. Foi o primeiro gol de Magno após 151 dias de jejum, o último havia sido contra a Portuguesa, no Paulistão, ainda em fevereiro.




“Temos que tirar o melhor de cada jogador. Tínhamos uma sinalização do departamento físico de que o melhor seria ele (Carrillo) entrar na segunda etapa. Estávamos precisando de fôlego novo, é um jogador de jogadas coordenadas. Foi fundamental na definição do resultado, não só pela jogada de aproximação. O Magno fez o movimento que treinamos exaustivamente. Tivemos essa postura de sermos mais agressivos na frente e ele (Talles) foi premiado”, elogiou Dorival.






Defesa garante o resultado


Depois do gol, o Corinthians se fechou e suportou a pressão do Ceará, que pouco conseguiu criar para empatar. Dorival destacou o trabalho tático e o preparo da equipe para segurar o resultado.


“Estudamos muito o Ceará. Houve a perda de dois jogadores importantes. Nos preparamos para uma condição como essa, uma equipe que exploraria esse tipo de jogada. Trabalhamos isso porque imaginamos que poderia acontecer isso durante a partida. O Ceará veio para cima depois do gol e precisávamos nos defender. A equipe teve organização, não se entregou e brigou pela posse. Foi um resultado importante pelo momento que estávamos vivendo.”


O Corinthians agora se prepara para o clássico contra o São Paulo, no próximo sábado, 19, às 21h, no Morumbis, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Ceará, com 18 pontos, caiu para a 10ª posição e terá pela frente o Juventude, fora de casa.