Dorival explica time misto e elogia reação do Corinthians

Por: Pedro César Lélis
2 meses atrás em 27 de julho de 2025
Corinthians TV











Após o empate do Corinthians por 1 a 1 contra o Botafogo, no Engenhão, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Dorival Júnior comentou as decisões de começar a partida com uma escalação alternativa e colocar os titulares apenas no segundo tempo. O Timão, que perdia por 1 a 0, buscou o empate na etapa final e saiu do Rio de Janeiro com um ponto importante.



Dorival justificou a estratégia pela sequência intensa de jogos. “Nós jogamos há dois dias e meio uma partida bem pesada. Tenho jogadores que estão retornando ainda, não vivem as suas melhores condições, estão começando a adquirir condição. O elenco, a gente tem algumas necessidades importantes, e eu preciso fazer esse tipo de trabalho”, explicou.



Ele destacou o desgaste acumulado nos últimos compromissos e lembrou a dificuldade de enfrentar o líder do campeonato no meio da semana.



“Vocês se lembram da partida contra o Ceará, com viagem, desgaste, jogo corrido, dois dias e meio, e o clássico que tivemos logo após. Tivemos dificuldades. Temos que repensar o que estamos fazendo a cada rodada, não há outro caminho. Outras equipes estão vivendo momentos diferentes com elencos diferentes. Cada um trabalha com o que tem.”







Mudanças no intervalo


Após um primeiro tempo dominado pelo Botafogo, que chegou a ter 77% de posse de bola e abriu o placar com Arthur Cabral, Dorival promoveu quatro alterações no intervalo, colocando Matheuzinho, Breno Bidon, Memphis Depay e Yuri Alberto. Mais tarde, Matheus Bidu entrou no lugar de Talles Magno.



“O segundo tempo foi completamente diferente do primeiro. Não nos encontramos no início, demos muito campo ao adversário, que trabalhou com os homens de meio soltos. No intervalo, corrigimos posicionamentos, mudamos funções e conseguimos equilíbrio na segunda etapa”, avaliou o treinador.



Ele elogiou a entrega dos jogadores na reta final.



“A equipe está de parabéns, os jogadores fizeram aquilo que foi solicitado e é muito difícil tirar pontos aqui dentro. O Botafogo tem uma campanha regular aqui, acho que ainda não perderam aqui na competição. Foi um resultado importante para nós neste momento.”







Retorno de Yuri Alberto


Dorival também comentou sobre o retorno de Yuri Alberto, que ficou dois meses afastado por uma fratura em uma vértebra.



“O Yuri estava havia dois meses parado. Dificilmente, ele suportaria 90 minutos. Talvez esse esgotamento que ele alcançasse se jogasse 60 ou 70 minutos faria falta no jogo de quarta-feira. A previsão era não iniciar com o Yuri, dando-lhe a possibilidade de meio tempo”, explicou.



Segundo ele, a entrada do atacante no momento certo fez diferença.





“No segundo tempo, com o Botafogo sentindo um pouco mais, a entrada dele talvez igualasse a situação dele de ter ficado muito tempo afastado. A presença dele, a postura e a agressividade nos ajudou muito e fez com que a equipe melhorasse consideravelmente em todos os quesitos.”







Próximo desafio


O Corinthians volta a campo na quarta-feira, 30, às 21h30, na Neo Química Arena, para enfrentar o Palmeiras pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.



Dorival destacou a importância do duelo: “É um jogo fundamental, importância muito grande. Uma competição que representa muito a todos nós, espero que tenhamos todos em condição de jogar. O Yuri tem uma característica única no elenco, ataca espaços, dá profundidade. Ele tem o ímpeto do gol, isso é algo muito importante. Ficamos dois meses sem ele e tivemos muitas dificuldades por tudo o que ele representa para nós.”