A princípio, James Rodríguez não teve bons números pelo São Paulo na temporada de 2023, apesar da grande expectativa gerada por sua contratação durante a campanha da Copa do Brasil. Na época, sob o comando de Dorival Júnior, o meio-campista colombiano não conseguiu corresponder às expectativas e foi pouco utilizado.
Dorival Júnior, atualmente técnico da Seleção Brasileira, reconheceu as qualidades de James, mas destacou que sua chegada coincidiu com um momento de crescimento da equipe são-paulina nas semifinais de uma competição importante.
“James chegou num momento em que a equipe do São Paulo, surpreendentemente, começava a encontrar seu caminho. Estávamos nas semifinais de uma competição importante e o time já vinha em crescimento”, disse Dorival Júnior em coletiva nos Estados Unidos, antes de jogo contra a Colômbia.
Apesar das poucas oportunidades, James Rodríguez foi elogiado por suas qualidades técnicas pelo treinador da Seleção Brasileira. Com a camisa do São Paulo, disputou 22 partidas, marcando dois gols e fornecendo quatro assistências. Antes da Copa América, no entanto, foi deixado de lado por Zubeldía e não foi relacionado para jogos do Brasileirão Série A.
Sob o comando de Zubeldía, o São Paulo tem números positivos, com 10 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas em 16 jogos, acumulando 34 pontos de 48 possíveis. O próximo desafio de Zubeldía será contra o Athletico-PR, pela 14ª rodada do Brasileirão Série A 2024, marcado para quarta-feira (3), às 21h30 (horário de Brasília).