O EC São Bernardo começou 2025 com a expectativa de repetir o sucesso das últimas edições da Série A-3 do Campeonato Paulista, quando o time ficou muito perto do acesso, caindo nas semifinais tanto em 2024 quanto em 2023. No entanto, o desempenho da equipe, apesar da evolução, tem frustrado a torcida, principalmente após o empate amargo com um jogador a mais, em casa contra o União São João.
Com o empate desta quarta-feira (19), a equipe se encontra na zona de rebaixamento, com apenas nove pontos somados. Em comparação com 2024, a queda no rendimento é evidente. No ano passado, o time alcançou 30 pontos, se classificando para o mata-mata com a segunda melhor campanha da competição.
Em 2023, a equipe terminou a primeira fase com a sexta melhor campanha, com de 22 pontos somados. Em ambos os anos, o Cachorrão caiu nos mata-matas, mas fez boas campanhas nas primeiras fases.
Agora no comando do técnico Sandro Sargentim, que substituiu Marcos Bazílio após a terceira rodada, o time tem evoluído, mas ainda está aquém do que pode entregar. O próximo desafio será contra o Bandeirante de Birigui, no sábado (22), às 15h (horário de Brasília), no Nogueirão. Com o regulamento que prevê 15 jogos por equipe até a definição dos classificados para as quartas de final e os rebaixados à Série A-4 de 2026, a equipe precisa de uma recuperação rápida.