No dia 15 de novembro, o Esporte Clube XV de Novembro completará 100 anos de história na cidade de Jaú. Pouco mais de duas semanas depois, no dia 30, a data será celebrada com o “Jogo do Centenário”, no estádio Zezinho Magalhães. Depois de outros craques com passagem no clube, foi a vez de Edmilson, titular do Brasil na Copa do Mundo de 2002, confirmar a sua presença na partida. Hoje, o ex-jogador é presidente do SKA Brasil, clube de formação.
Ver essa foto no Instagram
O jogo começa as 16h e terá entrada gratuita, com a colaboração de 1kg de alimento não perecível para ajudar comunidades carentes. Leandro Castán, zagueiro com passagem marcante por Vasco e Corinthians, além da Roma-ITA, foi o primeiro jogador que anunciou que estaria presente no evento. Seu pai, Marcelo Castán, ídolo do Galo, também participará do jogo.
De Jaú para o mundo
Voltando ao camisa 5 do Penta, Edmilson cresceu em Jaú e jogou nas categorias de base do XV desde muito novo. Estreou como profissional pelo auriverde em 1993, já com muito destaque no Paulistão. Suas atuações chamaram a atenção do São Paulo, que contratou o então zagueiro de apenas 17 anos.
No Tricolor Paulista, mostrou sua versatilidade para atuar também como lateral e volante, sendo parte importante do time do São Paulo no fim dos anos 90. Em 2000, se transferiu ao Lyon e rendeu cerca de 10,5 milhões de dólares aos cofres do Soberano na época. Seu bom desempenho na França o levou a Copa do Mundo de 2002, quando foi primordial para a equipe de Felipão e se eternizou como campeão do mundo. Ainda teve passagem marcante no Barcelona campeão da Liga dos Campeões ao lado de Ronaldinho, antes de voltar ao Brasil para atuar no Palmeiras em 2009. Se aposentou no Ceará, em 2011, aos 35 anos.
Neste mês, o XV de Jaú deve iniciar a preparação para a Série A4 do ano que vem. Na edição de 2024 do torneio, o Galo da Monarca bateu na trave e ficou nas semifinais, caindo diante do Rio Branco de Americana.