O São Paulo anunciou seu apoio à reeleição de Ednaldo Rodrigues para a presidência da CBF, em eleição marcada para o dia 24 de março, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O presidente do clube, Julio Casares, tem estreitado seus laços com Ednaldo nas últimas semanas, uma aliança que tem gerado repercussão nos bastidores do futebol brasileiro.
Ronaldo Fenômeno, que chegou a cogitar sua candidatura ao cargo, desistiu da disputa após não receber resposta de Casares nem do próprio São Paulo. O ex-atacante mantém uma boa relação com o presidente tricolor, mas, ainda assim, não obteve o apoio necessário para seguir adiante com seu projeto.
Rafael Ribeiro/CBF
O caso LIBRA
Julio Casares, além de ser presidente do São Paulo, também é um dos representantes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e ocupa uma cadeira no Conselho Nacional de Clubes (CNC), representando as equipes das Séries A e B. Ednaldo Rodrigues, por sua vez, se mostrou favorável a ações da Libra, do Forte Futebol e do CNC, o que foi determinante para que Casares definisse seu apoio. O presidente do São Paulo já assinou oficialmente sua adesão à candidatura de Ednaldo.
As eleições para a presidência da CBF não vão definir apenas o novo presidente, mas também oito vice-presidentes, além de membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal. Ednaldo Rodrigues assumiu a presidência da CBF de forma interina após a saída de Rogério Caboclo e foi eleito para o mandato de 2022 até 2026.
Com o apoio do São Paulo, Casares lidera uma articulação para que outros clubes da Libra também se posicionem a favor da reeleição de Ednaldo Rodrigues. Inicialmente, Casares manteve uma posição neutra, justamente pela boa relação com Ronaldo. Contudo, com a desistência do ex-jogador, o presidente do São Paulo formaliza seu apoio ao atual presidente da CBF.
Com a eleição se aproximando, a expectativa é grande sobre os próximos passos no futebol brasileiro e as alianças que poderão moldar o futuro da CBF.