Caso ocorreu na partida entre Rio Branco e Rio Preto pelo Paulistão A3
Foto: Divulgação/Rio Branco O volante Édson Carvalho, do Rio Branco, registrou um boletim de ocorrência após denunciar ter sido vítima de racismo durante a partida do Tigre contra o Rio Preto, pela Série A3 do Campeonato Paulista. O caso teria ocorrido aos 22 minutos da segunda etapa, enquanto o atleta fazia aquecimento para entrar em campo.
Em nota oficial, o Rio Branco informou que Édson foi a uma delegacia após o jogo para registrar o B.O, denunciando o ato racista praticado por um torcedor da equipe mandante. Até o momento, o autor não foi identificado.
No comunicado, o clube de Americana afirmou repudiar “veementemente qualquer forma de racismo e discriminação” e reforçou o compromisso com o respeito, a igualdade e a dignidade humana. A diretoria manifestou solidariedade e se colocou à disposição para contribuir com as medidas cabíveis.
Até o momento, o Rio Preto não se manifestou sobre o ocorrido.
Casos de racismo no esporte podem gerar punições nas esferas criminal e desportiva, conforme prevê a legislação brasileira e os regulamentos das competições. Em campo, a partida terminou empatada em 2 a 2.