Com poucos atletas no último ano, Votuporanguense aposta em nomes 2007, 2008 e 2009
Créditos: Jhenifer Cristiane A Votuporanguense será uma das equipes mais jovens da Copinha 2026. Com média de idade aproximada de 18 anos e meio, o elenco comandado por Marcus Viola reflete uma escolha estratégica alinhada às tendências atuais do mercado do futebol de base.
De acordo com o treinador, a opção por atletas mais novos não é casual. “Hoje o mercado pede isso. Os clubes grandes preferem atletas mais jovens, porque têm mais margem de evolução”, explicou Viola.
O CAV conta com apenas dois jogadores nascidos em 2005, último ano permitido na competição. Em contrapartida, há presença significativa de atletas 2007, 2008 e até 2009. “A gente tem cinco meninos 2009 no elenco. É uma situação até de mercado. Muitas vezes um atleta mais novo chama mais atenção do que um mais velho”, destacou.
Viola também ressaltou a importância do equilíbrio entre juventude e experiência. “A ideia é ter atletas mais novos, interessantes para o mercado, mas também atletas experientes que deem sustentação para esses meninos dentro do jogo”, afirmou.
A composição do elenco também passa pela valorização da identidade local. A Votuporanguense contará com dez atletas da própria cidade no grupo. “Isso é algo cada vez mais raro e que a gente valoriza muito”, pontuou o treinador.
Com um grupo jovem, o CAV aposta na competitividade, na exposição e no desenvolvimento a médio e longo prazo como pilares para sua participação na Copinha.